A Comissão Estadual de Direito Previdenciário da OAB Paraná acompanhou nesta quinta-feira (13) a primeira audiência previdenciária por vídeo realizada em Curitiba. O ato foi realizado pela 8ª Vara Federal de Curitiba e a presença do presidente da comissão da Seccional, Leandro Pereira, autorizada pelas partes e seus representantes, testemunhas e pela juíza titular, Bianca Georgia Cruz Arenhart.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário alerta que, respeitada a especificidade, os cuidados e as limitações de cada caso, a modalidade passará a fazer parte do “novo normal”. “Certamente é algo que veio para ficar e a OAB precisa acompanhar as adaptações e adequações às novidades. Os processos precisam continuar sua tramitação normal diante da urgência alimentar do direito previdenciário. Precisamos nos preparar”, defende Leandro Pereira.
“Com o esforço conjunto de partes, advogados e funcionários, conseguimos dar seguimento à instrução de nossos processos previdenciários, tomando todas as cautelas necessárias em razão da pandemia causada pelo Covid-19. Os processos previdenciários envolvem benefícios alimentares das partes; por isso, realmente, não podem esperar nem permanecer sem a devida e rápida tutela jurisdicional”, afirmou a magistrada.
“A tecnologia nos oferece instrumentos que se mostram extremamente adequados – como rol de testemunhas prévio via aplicativo de mensagens, documentação remetida via foto digital e plataforma virtual de colheita de depoimentos -, onde todas as garantias processuais são asseguradas. Além disso, o ato fica gravado e plenamente acessível em nosso processo eletrônico. Trata-se de uma modalidade útil para o deslinde dos casos, e recomendável, diante do delicado momento em que vivemos”, completou a juíza Bianca Georgia Cruz Arenhart.