A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná realizou no dia 14 de junho o I Seminário sobre Autismo, com objetivo de debater o tema e somar conhecimentos e vivências. O evento foi realizado na sala do Conselho Pleno e foi transmitido pelo YouTube da seccional.
O presidentes da comissão, Walney Coleto Subtil, fez a abertura. E a vice-presidente, Adriana Bezerra, foi a responsável pela mediação. A juíza de Direito da Vara Cível da Fazenda Pública da Comarca de Castro, Leila Aparecida Montilha, fez a palestra de abertura com o tema “Por que falar sobre autismo?”. Ela é mãe de duas crianças com deficiência, os gêmeos Eduardo (com autismo) e Valentina (surda).
O evento contou ainda com a palestra da neurologista pediátrica, Benaia Silva, que ministrou a palestra “Entendendo o transtorno do espectro autista. Impactos do diagnóstico inicial na família. Maiores desafios em relação ao tratamento”.
A psicanalista Gabriela Carletto, e a psicóloga Andressa Staut, que são autistas, fizeram a palestra “Desenvolvimento e estímulos ao desenvolvimento de habilidades sociais, para integração social da pessoa com transtorno do espectro autista”.
Além das palestras, houve a exposição de obras Charles Shimizu Raffo, que faz mosaicos, e de Celina Pacheco, que faz quadrinhos, ilustrações e design gráfico.