O dia 12 de março foi marcado pela ação “Aqui mudamos a História de Mulheres, nossa e delas”, realizado pela coordenadora do Grupo de Atendimento à População Gay, Travesti e Transexual – GTT e do Centro de Referência de Custódia Provisória de Mulheres e Pessoas Transgênero de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, Liza Marie Fortes da Silva, conjuntamente com a presidente da Comissão de Política Estadual de Atenção Integral às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal -PEAME, Sandra Marcia Duart
A OAB Paraná foi representada pela vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Myrtes Rotoli Macedo, e contou com a participação de Karollyne Nascimento, do Transgrupo Marcela Prado.
O evento foi voltado às servidoras da unidade, principalmente, às custodiadas travestis e transexuais, com o objetivo de trabalhar a ressocialização das custodiadas. Foram promovida atividades com meditação e reike, conversa com psicóloga e, para promover a autoestima, foi desenvolvida maquiagem e penteados na população encarcerada, ao final foram distribuídos kits com sabonete, lápis de boca e olho e caneta delineadora.
“Participar de atividades que trazem um pouco de dignidade e cidadania as custodiadas é gratificante. Observar a felicidade, não somente pela maquiagem, mas porque estavam recebendo atenção, uma conversa despreocupada, humaniza o sistema carcerário”, destaca Myrtes
As fotos foram tiradas pela fotógrafa Thaís Penteado que disponibilizou seu tempo para registrar, gratuitamente, a ação. “Podemos observar nas fotos uma sensibilidade, beleza e felicidade em um ambiente tão “hostil” como o sistema carcerário. Nem mesmo as marcas da vida eliminam a vaidade e a luta”, completa Myrtes. O evento durou o dia todo, inclusive, com agradecimento emocionante das custodiadas.