Os membros da Comissão de Direito Internacional da OAB Paraná tomaram posse nesta quarta-feira (10). O advogado Steeve Beloni preside o grupo, com Eduardo Szazi como vice-presidente e Giovana Sartori como secretária. A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou do evento.
“As comissões que trazem para a diretoria o termômetro de questões importantíssimas em determinadas áreas, fazem pareceres e possibilitam nosso diálogo com a comunidade dos advogados e com a sociedade”, destacou Marilena. “Aqui na OAB Paraná muita coisa tem sido feita por coisa da efetividade dos trabalhos das comissões”, disse, lembrando ainda que, em todo o Paraná, quase 2 mil advogados voluntários atuam nas diretorias da seccional e das subseções e em comissões para que a entidade realize seus objetivos.
Em sua fala, o presidente da comissão destacou os principais apontamentos para o novo triênio. “Nesta gestão a Comissão de Direito Internacional da OAB Paraná, focará seu trabalho nos temas abordados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com a campanha I am the future of work, as questões sobre cooperação jurídica internacional, os impactos jurídicos da criação da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, e sua análise em comparação com a também recente regulamentação europeia a partir da promulgação da sua lei geral de proteção de dados, a GDPR (do inglês, General Data Protection Regulation)”.
Beloni também enfatizou o compromisso de manter os advogados atualizados tanto de forma jurídica, quanto tecnológica. “Trará aos advogados paranaenses conteúdo sobre as consequências jurídicas das inovações tecnológicas atuais tais como os smart contracts, a implementação das prestações de serviços mediante plataformas em aplicativos de celulares, em relação aos veículos autônomos, e a continuidade do trabalho executado nas gestões anteriores, tais como a questão do Mar Territorial, a atualização da cartilha sobre Cartas Rogatórias, e o trabalho de conscientização sobre o tráfico internacional de pessoas e os refugiados”, afirmou o presidente.