Integrantes da Comissão de Advogados Iniciantes se reuniram na última segunda-feira (9) na sede da OAB Paraná para a reunião ordinária mensal, ocasião em que discutem as demandas e planejam as ações do grupo. A sessão foi presidida pela advogada Giugliana Carta e contou com a presença do presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, que acompanhou os debates da plateia.
Desde que ingressou nos quadros da OAB Paraná, há um ano e meio, o advogado Rafael Aggens Ferreira da Silva, vem se dedicando à comissão. Para ele, a CAI é um importante canal de acolhimento e entrada do profissional iniciante na advocacia. “A comissão oportuniza a qualificação dos advogados e a integração com a classe”, avalia. A participação de Aggens no grupo abriu portas também para a Comissão de Inovação e Gestão, na qual o advogado dirige os trabalhos dos Grupos Permanentes de Discussão (saiba mais).
Outros integrantes da CAI, como o advogado Caetano Humberto Carcereri, também têm se dedicado aos projetos da comissão, que tem como destaques iniciativas como o “De frente com a CAI” e o “Já passei por isso”. Ele participou no último mês da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia, evento realizado pelo Conselho Federal, em Natal (RN). Assim como outros colegas presentes no evento – Wagner Mauricio de Souza, Alan Lopes Filho, Caio Rios Silva, André Luis da Silva e a presidente da CAI, Giugliana Carta – ele enalteceu as experiências, aprendizados e vínculos criados (leia mais).
Também presente na reunião realizada ontem, a advogada Cleonice Santos da Silva enalteceu a iniciativa do “De Frente com a CAI”. Ela participou da última edição do evento, que debateu o feminino a partir da perspectiva do viés inconsciente, segundo a qual o indivíduo se comporta e reage de acordo com ideias preconcebidas desde a infância. Cleonice destacou a troca de experiências promovida pelo encontro (saiba mais).
Projetos
Giugliana Carta iniciou o evento com a leitura das sugestões apresentadas na pauta colaborativa, aberta a todos que desejarem colaborar com propostas que avaliem importantes para a advocacia iniciante. As ideias podem ser encaminhadas à CAI por meio da FanPage do grupo.
Uma das novidades apresentadas na reunião é o “CAI nas Universidades”. “A ideia é apresentar a Ordem, os serviços da CAA-PR e benefícios da OABPrev-PR aos estudantes, além de propor um diálogo sobre os desafios da carreira com profissionais que já iniciaram suas trajetórias. No primeiro semestre visitamos três universidades, atuando em turmas do 1º ao 10 período”, contou Giugliana. Neste mesmo movimento, a CAI abriu as inscrições dos eventos também para estudantes.
Outro destaque são os Grupos Permanentes de Estudos. De acordo com Giugliana, há no momento 20 temas em pauta. Os encontros são realizados quinzenalmente, com coordenação de Fernanda Valério Garcia. Os artigos produzidos serão encaminhados para a Escola Superior de Advocacia (ESA) para publicação.
Em outra parceria com a ESA, os integrantes da CAI irão ao interior do estado. O projeto “Jovem para Jovem” pretende levar debates sobre os principais anseios da advocacia, prerrogativas profissionais, valorização do advogado, cumprimento da tabela de honorários advocatícios, entre outros temas, às subseções. A OAB Guarapuava receberá a primeira edição do projeto.
A reunião também contou com a presença do presidente da 2ª Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Mayron Vendrame Magnini. As comissões iniciarão uma parceria nas Blitz de Fiscalização. Também esteve presente o presidente da Comissão dos Advogados Iniciantes da OAB Paranaguá, Daniel Cabral, que relatou algumas dificuldades e anseios da advocacia do Litoral do estado. As comissões de Advogados Iniciantes, da Advocacia Dativa, de Fiscalização do Exercício Profissional, e a Procuradoria Jurídica da seccional farão uma visita à subseção nos próximos meses.