A Comissão de Acessibilidade da OAB Paraná, em parceria coma a ESA (Escola Superior de Advocacia), estará promovendo o Curso Básico I de LIBRAS, para iniciantes, no próximo dia 20 de outubro, sob a coordenação pedagógica da Escola Comunicar (em LIBRAS).
Serão oferecidas 25 vagas para advogados, colaboradores da OAB, ESA, CAA e também à comunidade interessada. Serão 24 horas aulas e mais 6 hs de estágio obrigatório junto à comunidade surda.
Com a finalidade de tornar o aprendizado mais prático, possibilitando, desde o primeiro encontro a comunicação na língua de sinais, as aulas terão um diferencial, pois contarão com a participação de algumas pessoas surdas que irão interagir com os alunos, em sala de aula.
As situações do cotidiano, o alfabeto, cumprimentos, sinais referentes à família, sinais interrogativos entre outros, poderão ser aprendidos nessa oportunidade, além dos vocábulos direcionados, quando da simulação de uma consulta da pessoa surda ao advogado.
O objetivo desse curso é promover o acesso a Justiça à pessoa surda, seja ela cliente ou não, parte ou testemunha nas demandas administrativas e /ou judiciais.
Embora a LIBRAS seja a segunda língua oficial brasileira, muitos surdos não conseguem exercer a sua cidadania, por impossibilidade de se comunicar com o seu interlocutor, que não entende a língua de sinais.
O curso acontecerá às terças e quintas, das 8;30 as 10;30hs, na OAB, no edifício Maringá, à rua Cândido Lopes n. 146, e será ministrado pela professora e intérprete Sandra Costa Sennes. As inscrições podem ser feitas no site da ESA, no endereço (http://esa.oabpr.org.br/cursos?cd_curso=2863#)
O valor deste módulo será de R$ 160,00, por aluno, pago diretamente à professora, no primeiro dia de aula, podendo ser dividido em duas parcelas de R$ 80,00, com material incluso.