A Comissão da Mulher Advogada encerrou na tarde desta sexta-feira (30) as atividades da 1.ª Semana de Saúde da OAB Paraná, em Curitiba. Durante os cinco dias, advogados e comunidade em geral puderam receber orientações médicas dos Conselhos Regionais de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Associação Médica do Paraná. De acordo com a presidente da Comissão, Sandra Lia Bazzo Barwinski, as atividades foram bem recebidas pelos advogados que passaram pelos estandes dos conselhos de saúde instalados nos prédios do Fórum Cível, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Tribunal de Justiça e na sede da Seccional.
“A programação nos fóruns foi uma inovação e, com certeza, conseguimos conscientizar um grande número de advogados”, avalia Sandra Lia Barwinski. A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) esteve na sede da OAB Paraná durante toda a semana realizando testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Foram feitos cerca de 400 testes glicêmicos nos cinco dias. O banco de doadores de medula óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná também participou da programação da Semana de Saúde e registrou mais de 100 pessoas interessadas em fazer parte do Registro de Doadores de Medula.
Além de receber informações dos conselhos regionais, os advogados puderam acompanhar palestras com médicos especialistas em determinadas áreas da saúde. Na terça-feira (27), o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, promoveu uma discussão sobre medicina preventiva e qualidade de vida. No mesmo dia, numa palestra sobre prevenção ao Vírus HPV, o ginecologista e pesquisador Rosires Pereira de Andrade levou até os advogados números de pessoas contaminadas pelo vírus e informações da vacina que previne contra os quatro tipos mais comuns de HPV – 6, 11, 16 e 18.
Para alertar os advogados sobre a importância da prevenção contra o HPV, a Caixa dos Advogados do Paraná (CAA/PR) lançou durante a palestra uma campanha de vacinação que vai atender os profissionais de Curitiba e região metropolitana (clique aqui para saber mais). O ciclo de palestras da 1.ª Semana de Saúde encerrou com uma discussão sobre Lesão por Esforço Repetitivo (LER), com o médico Ernesto Batista Junior, na quarta-feira (28).
“A participação dos advogados nos eventos foi muito positiva e conseguimos atingir o nosso objetivo inicial que era o de conscientizar os profissionais para os cuidados com a saúde e para a prevenção de doenças”, disse Sandra Lia. De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, a ideia é dar continuidade ao projeto nos próximos anos.