Teve início na noite dessa quarta-feira (28) o Fórum Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado na sede da OAB Paraná. A mesa, na solenidade de abertura, contou com a presença do presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil, da secretária da comissão, Mariana Bastos Dalla Vecchia Selke, do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Ricardo Tadeu Marques Fonseca, do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná Edgar Fernando Barbosa, e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Sigurd Roberto Bengtsson.
A mestre de cerimônias foi a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Adriana Teixeira Bezerra, que tem sequelas de paralisia cerebral no desenvolvimento motor e na fala.
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu o evento, destacando a importância do trabalho da comissão. “É uma honra fazer a abertura deste Fórum Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Reitero o valor que nós, da OAB Paraná, damos para todas as ações que vêm sendo promovidas no âmbito dessa comissão. É um trabalho relevantíssimo, pela disseminação do conhecimento jurídico, pela ampliação da divulgação dos direitos e pelo aprendizado permanente, crescente e constante que nós, advogados, temos recebido”, disse a presidente.
Marilena também ressaltou a campanha Juntos reduzimos barreiras, que está sendo lançada pela comissão. “As pessoas que não vivem a realidade das pessoas com deficiência muitas vezes não se dão conta dos desafios”, afirmou.
O presidente da comissão, Walney Subtil, agradeceu o apoio recebido da diretoria da seccional ao longo dos anos e parabenizou a presidente Marilena pela excelência com que tem conduzido todos os projetos. “O tempo vai passando e nós ficamos felizes por estarmos nos encaminhando para a conclusão da nossa gestão, com esse fórum com a participação de pessoas de alto nível na abordagem dos temas”, disse Subtil.
De acordo com o presidente da comissão, um dos focos da gestão foi mostrar a realidade do advogado e da advogada com deficiência. “Uma das ações é o fórum de hoje, assim como outros eventos que realizamos, como o primeiro debate sobre a questão do autismo para a advocacia e a nossa participação na 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, com foco nas prerrogativas dos profissionais com deficiência”, explicou.
Walney Subtil contou que foram realizadas também ações para levar informações para colaboradores da OAB, para compreendessem a realidade das pessoas com deficiência, especialmente as pessoas cegas e surdas. E anunciou o lançamento de um vídeo que mostra os talentos dos advogados e advogadas pessoas com deficiência. “O vídeo mostra que somos capazes de atuar plenamente na advocacia, que pessoas com deficiência têm habilidades valiosas”, completou.
A secretária da comissão, Mariana Dalla Vecchia Selke, destacou o quanto é simples contratar uma pessoa com deficiência, para realmente quebrar esse paradigma de que é difícil. “Hoje em dia, graças à tecnologia, a gente consegue resolver muita coisa. A campanha tem como objetivo mostrar que quando se promove a inclusão as possibilidades são infinitas”, explicou.
A campanha terá outras fases, que inclui a divulgação de uma cartilha informativa, o lançamento do vídeo, a adesão da campanha via filtro das redes sociais, transmissão do vídeo já nas solenidades de compromisso coletivo, entre outras ações que serão divulgadas futuramente.
O primeiro painel teve como palestrante o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, que abordou a Convenção Interamericana sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A programação contou ainda com painéis do advogado e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Edgard Fernando Barbosa e da psicóloga Tassiane Aparecida Ferreira Valin.
O evento prossegue no dia 29 de agosto. Confira a programação completa.