Com grande movimento, teve início na manhã deste sábado (22/6) mais uma edição do Dia da Cidadania. O evento promovido pela OAB Paraná na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, reuniu mais de 300 advogados e advogadas das comissões da seccional paranaense com o objetivo de fomentar a cidadania e trazer orientação jurídica gratuita à população. Até o final do evento, por volta das 15h, foram realizados aproximadamente 1.000 atendimentos.
“Chegamos aqui cedo, e antes mesmo do início do evento já havia pessoas esperando atendimento. Todas as comissões presentes estão sendo demandadas, um sinal que as pessoas aderiram à iniciativa e também uma demonstração da importância do trabalho voluntário feito pela OAB Paraná. Mostra a importância da aproximação da advocacia com a sociedade. Estamos muito animados e o evento está só começando”, destaca a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
A aproximação da população e a educação para direitos foi enaltecida também pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka. “Mais de 300 advogados e advogadas estão aqui voluntariamente ajudando, todos muito felizes com o atendimento e o carinho. Quando falamos que trabalhamos também pela sociedade é neste momento que esse papel social da OAB se efetiva”, concluiu.
A coordenadora das Comissões da OAB Paraná, Rafaela Küster, esclarece que o papel das comissões no evento é prestar esclarecimentos e encaminhamentos para os órgãos competentes. “Temos 33 comissões atuando e observamos demandas de atendimento em todas”, pontua. “Esta é a terceira edição do evento que participo, e neste tive o privilégio de poder ajudar a organizar. Espero que seja um sucesso”, frisou.
O Dia da Cidadania conta também com a participação de outras instituições que aderiram ao convite da OAB Paraná. Uma delas é a Urbs – Urbanização de Curitiba, que disponibilizou um posto de atendimento para emissão dos cartões de ônibus Usuário, Curitiba + e para idosos.
Além disso, o Ônibus Lilás, da Assessoria de Direito Humanos e Política para Mulheres da Prefeitura, estará estacionado na praça Santos Andrade, das 9h30 às 12h30, para levar informações e distribuir cartilhas que tratam do enfrentamento da violência de gênero.
A população também encontra orientações sobre doação de órgãos em parceria com Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), medição de pressão e glicemia e apresentações musicais, incluindo o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).
Leia também:
Comissões da OAB-PR reúnem mais de 300 advogados em ação voluntária no Centro da capital
População enaltece importância da orientação jurídica gratuita realizada no Dia da Cidadania