O sucesso do processo das últimas eleições, realizadas em novembro pela OAB Paraná, foi uma das pautas de destaque do Colégio de Presidentes da seccional, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (9). A experiência pioneira do voto on-line, que ocorreu na seção paranaense e em outros quatro estados, teve grande respaldo dos eleitores, que no total eram 57.538 aptos a votar entre os 78.745 advogados e advogadas ativos no Paraná.
O índice de abstenção foi um dos menores da história da seccional. Apenas 14,35% dos eleitores deixaram de votar. Em 2018, esse percentual chegou a 22,30%. A eleição on-line também possibilitou que advogados que estavam em outros países também votassem. Só dos Estados Unidos foram 257, a votação mais expressiva no exterior. Também houve votantes em: Portugal, Reino Unido, Itália, Paraguai, Canadá, Espanha, França, Argentina, Alemanha e México.
“As eleições da OAB Paraná 2021, sob a modalidade digital, trouxeram ampla participação dos advogados, como mostra comparativo com as eleições tradicionais anteriores. É destaque ainda a segurança do sistema e a confiabilidade, como também a agilidade e a economia”, observa o presidente da Comissão Eleitoral, Ivo Harry. “Esperamos que o Conselho Federal, a partir destes resultados, normatize definitivamente esse sistema de votação para que, na fase preparatória, seja ainda mais ágil. Rendemos nossos cumprimentos ao presidente Cássio Teles por sua gestão junto ao Conselho Federal, quando batalhou pela inovação, a qual revelou-se um grande sucesso”, conclui.
Participação feminina
O pleito marcado pela eleição da primeira mulher como presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, teve expressiva participação feminina – 26.687 votantes são mulheres, o que representa 54,42% do total.
O índice de eleitores jovens também é destaque – 34,15% têm entre 25 e 34 anos. Em seguida, vem a faixa etária de 35 a 44 anos, que representa 28,71% do eleitorado.