O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou pesquisa com o objetivo de compreender como a população percebe e avalia o acesso ao Sistema de Justiça, a virtualização dos procedimentos nos tribunais, as formas de comunicação entre tribunal e cidadão e o serviço prestado pela Justiça. A pesquisa também traz questionários para públicos específicos do sistema de Justiça: advocacia, Ministério Público e Defensoria Pública.
No início do questionário, disponível no Portal do CNJ (clique aqui), é possível identificar o grau de envolvimento com o processos. Também são verificados a modalidade de atendimento judiciário (virtual/remoto ou presencial) e o tema do processo impetrado, avaliações sobre o uso dos aplicativos de mensagens instantâneas pelo tribunal para enviar comunicações antes encaminhadas por meio de cartas e apuradas impressões sobre as audiências que passaram a ser realizadas por videoconferência e sobre o sistema que permite verificar o andamento do processo.
Há perguntas sobre a gratuidade da justiça, assim como sobre o valor das custas judiciais e o quanto influencia na decisão de se acionar a Justiça, a satisfação em relação ao tempo de duração do processo, entre outros temas.
Com informações da Agência CNJ de Notícias