O advogado gaúcho Claudio Pacheco Prates Lamachia foi eleito presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comandará a entidade, que reúne 945 mil advogados em todo o País, nos próximos três anos.
A votação, que se deu com chapa única, ocorreu em sessão solene do Colégio Eleitoral, formado pelos conselheiros federais eleitos para o triênio 2016-2019. O voto é individual e secreto. A sessão, realizada no domingo (31), foi conduzida pela decana do Conselho Federal, Cléa Carpi da Rocha.
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, participou da sessão na sede do CFOAB, em Brasília. “Conheço o presidente Lamachia e ele nunca deixou de atender os pedidos da advocacia do Paraná. Esteve no Paraná diversas vezes e nunca recusou qualquer pedido feito por nós. Tenho certeza que agora assume este importante cargo para prestar um grande serviço para advocacia”, afirmou Noronha.
O Paraná também foi representado pelos conselheiros federais Juliano Breda, Cássio Telles e José Lucio Glomb.
Lamachia participou da solenidade de posse da nova diretoria da Seccional, quando o presidente da OAB Paraná, destacou a liderança do advogado gaúcho. “A advocacia paranaense e brasileira deposita confiança de que terá a força necessária para conduzir os caminhos da nossa Constituição e para que possa ajudar a sociedade a sair dessa encruzilhada em que a colocaram”, disse Noronha.
Novo presidente
Lamachia é o primeiro advogado atuante no Rio Grande do Sul a presidir a entidade em seus 85 anos de existência. Em seu discurso de posse ele assegurou que a entidade manterá uma permanente busca de valorização aos honorários advocatícios e uma defesa intransigente das prerrogativas profissionais. Em sua trajetória pela OAB ele foi duas vezes presidente da OAB-RS, entre 2007 e 2012; na reeleição, em 2009, ele teve 82% dos votos. Em 2012, em pesquisa nacional, foi o presidente melhor avaliado entre todas as 27 seccionais do País: 93% de aprovação da classe.
O novo presidente afirmou também que a OAB estará, mais do que nunca, atenta aos anseios da sociedade, em uma cruzada contra a corrupção e o mau uso das verbas públicas. “A OAB não deixará, de maneira alguma, de lutar por um novo patamar ético na política brasileira e cobrará do governo e do Congresso medidas efetivas no combate ao fisiologismo e as concertações de gabinetes. Sem bandeiras partidárias, defendendo o interesse da sociedade e respeitando a Constituição, estaremos mais atentos e atuantes do que nunca. É o que a sociedade espera de nós. Esse é o nosso compromisso”, prometeu Lamachia.
Conforme determina o Estatuto da Advocacia e o Regulamento Geral da OAB, participaram da votação os 81 conselheiros federais – representando os 26 estados e o Distrito Federal.
Os integrantes da nova diretoria da OAB Nacional e os conselheiros federais forão empossados nesta segunda-feira (1º), às 9h, em cerimônia administrativa no plenário do Conselho. Compõem também a chapa eleita para o triênio 2016/2019 Luis Cláudio Chaves (MG) como vice-presidente; Felipe Sarmento (AL) como secretário-geral; Ibaneis Rocha (DF) como secretário-geral adjunto; e Antonio Oneildo Ferreira (RR), que permanece na função de diretor-tesoureiro.
Confira o currículo dos demais diretores do Conselho Federal da OAB:
Luís Cláudio Chaves (vice-presidente):
Na seccional mineira foi assessor da Caixa de Assistência dos Advogados, presidente da OAB/Jovem, conselheiro suplente, conselheiro titular, presidente da Comissão de Exame de Ordem, diretor tesoureiro, vice-presidente e presidente de 2010/2012. Foi presidente da OAB-MG nas gestões 2010/2012 e 2013/2015.
No âmbito do Conselho Federal, na gestão 2013/2016, foi membro da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB; presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões; e membro da Comissão Especial sobre o Desastre Ambiental de Mariana/MG e consequências.
Felipe Sarmento (secretário-geral):
Na gestão 2007/2010 do Conselho Federal, Felipe Sarmento foi membro da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira e da Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário. Na gestão 2010/2013 integrou a Comissão Especial de Precatórios e a Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário.
Na gestão 2013/2016 atuou como Presidente do FIDA – Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados e presidiu a Comissão Especial de Gestão Participativa e Descentralização Administrativa.
Ibaneis Rocha (secretário-geral adjunto):
Foi vice-presidente da OAB-DF no período de 2008/2009. Ocupou o cargo de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB na gestão 2007/2010. Foi eleito Presidente da OAB-DF para o triênio 2013/2015. Na gestão 2013/2016, no Conselho Federal da OAB, foi membro da Comissão Especial de Defesa dos Honorários da Advocacia Pública; no âmbito da Seccional brasiliense, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e também a Comissão de Prerrogativas Profissionais.
Antônio Oneildo Ferreira (diretor-tesoureiro):
Foi eleito presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima por quatro mandatos consecutivos (2001/2003, 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012). Foi presidente da comissão que analisou e emitiu parecer sobre projeto de lei complementar que criou, organizou e estruturou a Defensoria Pública do Estado de Roraima, além de ter atuado como membro de importantes comissões da OAB/RR, como de Defesa dos Direitos e Prerrogativas Profissionais e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Foi diretor tesoureiro do CFOAB e do FIDA Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados na gestão 2013/2016
Com informações do CFOAB
Posse
Confira trechos do primeiro discurso do presidente Claudio Lamachia
Em sua primeira manifestação como presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia disse que é urgente reafirmar a importância da OAB e da advocacia em nosso país. “É momento de dizermos que a OAB não faltou à sociedade no passado, não falta no presente e não faltará no futuro”, asseverou.
“Advocacia está sendo testada como nunca e temos que dar resultado. Conquistamos com enfrentamento legislativo inúmeras conquistas que fortaleceram exercício profissional de cada um. Não canso de dizer que sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania. Colegas advogados, quero dizer da honra que tenho de exercer esta profissão libertária, que defende honra, patrimônio, liberdade e a vida das pessoas”, discursou.
Ao explicar como será sua gestão, Claudio Lamachia elencou temas que serão prioridade. “Vivemos momento muito delicado no país. Sabemos da responsabilidade que temos pela frente. Vamos debater todos os temas que interessam ao Brasil de forma aberta, franca, leal e responsável, como sempre OAB agiu. Conquistamos muito nesta gestão para advocacia e para cidadania, mas os desafios que nos esperam agora, nesta quadra histórica, são gigantes, e a OAB não pode falhar”, explicou.
“Seremos intransigentes na defesa das prerrogativas dos advogados, mas cumpriremos o art. 44 do Estatuto da Advocacia e estaremos dia a dia da nação, defendendo a Constituição, as instituições republicanas, o Estado de Direito, os direitos humanos e pugnando por maior igualdade social”, disse.
Fonte: Conselho Federal