Cláudia Prudêncio, presidente da OAB-SC, relata sua trajetória na advocacia

A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, foi a palestrante do primeiro painel da III Conferência das Mulheres Advogadas da OAB Paraná. A advogada catarinense falou de sua trajetória pessoal, elencando as dificuldades que precisou superar na advocacia e no sistema OAB. “Quero manifestar antes de mais nada a honra que tenho de estar aqui ao lado dessa grande advogada que é Marilena Winter. Com ela tenho falado diariamente, dividindo nossas conquistas, nossas angústias, nossos desafios. Posso dizer que vocês são muito bem representadas no país por essa mulher inteligentíssima, que se posiciona, que briga por todas vocês. Muito obrigada por estarmos juntas nessa caminhada”, disse.

Filha de um pedreiro e de uma dona de casa, Cláudia cresceu em Praia Grande, cidade catarinense próxima da divisa com o Rio Grande do Sul começou a trabalhar aos 13 anos, numa sorveteria, para ajudar a família. “Naquela época sonhava em alcançar mais, mas não sabia bem o quê nem como. Sabia que tinha um propósito na vida. Fui parar em Florianópolis aos 22 anos. Lá, assim que cheguei, procurei dois lugares: a igreja, porque sou uma mulher de muita fé, e a OAB”, relatou.

Cláudia diz que foi somente quando participou das atividades da OAB Nacional, em Brasília, que se deu conta da importância da política afirmativa a garantir cotas para as mulheres no sistema. “Somos cinco mulheres presidentes de seccional na atual gestão. Passamos por problemas e dificuldades semelhantes. O que aprendi é que precisamos perder a vergonha de pedir ajuda”, sintetizou.