Certidão já pode ser retirada pela internet

Foi lançado dia 25 de maio, em Curitiba, o sistema de cartório 24 horas no Paraná. Pelo site http://www.cartorio24horas.com.br/ qualquer pessoa ou empresa pode solicitar e receber em casa qualquer certidão expedida pelos cartórios paranaenses.

 

O presidente da Associação dos Notários e Registadores do Brasil (Anoreg-Brasil), Rogério Portugal Bacellar, disse que a intenção é facilitar o acesso ao serviço dos cartórios à população.

O Paraná é o segundo Estado da federação a receber os serviços. São Paulo também já pode receber certidões usando a internet. “Até o final do ano, o sistema será integrado no Brasil todo. Mais para frente vamos atender inclusive pedidos internacionais inclusive”, afirmou Bacellar, destacando que a entrega em domicílio é feita graças à parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Abrindo a página da internet, o interessado em receber a 2.ª via da certidão (casamento, nascimento, óbito etc) faz o pedido e recebe opções de pagamento. Ou por meio de boleto bancário do Bradesco ou pela própria internet, no site do Bradesco.

 

Também é possível pagar o boleto bancário utilizando sites de outros bancos. Então, via Sedex os Correios enviam o pedido de certidão ao cartório, que devolve no mesmo envelope aos Correios, sendo, posteriormente, entregue na casa de quem pediu.

 

Pelo serviço de Sedex demora entre 4 e 12 dias para que a certidão chegue até a casa do solicitante. Em São Paulo, a média tem sido de nove dias. No Paraná, além do Sedex, os Correios oferecem outra modalidade de entrega, a carta registrada, que tem preços e período de entrega diferenciados.

 

“Os Correios estão trabalhando para que em breve cada agência sua tenha um terminal público de internet, para dar acesso à população”, ressaltou o gerente de desenvolvimento de Mercado dos Correios, Aroldo Crema.

Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), José Carlos Fratti, 70% dos cartórios paranaenses aderiram ao cartório 24 horas.

 

Fonte: O Estado do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *