O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, se reuniu com a advocacia de Santa Fé no Fórum da cidade durante a caravana OAB Paraná Total, nesta sexta-feira (7), para ouvir as demandas dos profissionais da região. Esta é 91ª comarca em que a diretoria da seccional levanta as reivindicações dos profissionais. A juíza substituta Taís Silva Teixeira esteve presente no encontro. Também participaram o conselheiro federal Airton Molina, o secretário-geral adjunto da OAB Maringá, Everton Caldeira, o diretor-tesoureiro da seccional, Éder Fabrilo Rosa, a advogada representante da OAB na cidade, Cecília Maria Vaccaro Brambilla , e Liane Gazonne, representante da Ordem em Lobato.
Os advogados reconheceram a relevância da magistrada para dar agilidade aos processos. Ela, por sua vez, se colocou à disposição para atender às demandas da advocacia que lhe couberem.
Alguns dos pontos apresentados pelos advogados e advogadas presentes no encontro que precisam de melhorias foram o pouco efetivo de servidores; a realização de audiências por estagiários, sem coordenação dos analistas e técnicos judiciários concursados.
Outra questão levantada se referiu à advocacia dativa, pois diversas ações atendidas por advogados de fora. O presidente Telles lembrou que a prática que vem sendo combatido por meio do regulamento da advocacia dativa.
A caravana
O programa OAB Paraná Total foi implantado logo no início da gestão, como uma das iniciativas de aproximar a OAB da advocacia de todos os cantos do estado. Além dos encontros nas 49 comarcas sedes de subseções, mais 41 comarcas já tiveram audiências públicas.
O objetivo das audiências é dar aos advogados a oportunidade de transmitir as dificuldades que têm enfrentado no exercício da profissão, no âmbito da própria advocacia e também do Poder Judiciário. Os resultados dessas audiências são reportados ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.