A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) promove ao longo do mês de junho a campanha Junho Vermelho de conscientização sobre a importância da doação de sangue. O objetivo é chamar a atenção para esse ato de solidariedade e de cuidado com o próximo.
A busca espontânea por doações costuma ser baixa e, com a chegada do frio, a tendência é que o número de doações diminua ainda mais.
O Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde (MS) através do movimento “Eu Dou Sangue”. De acordo com o MS, a cada mil brasileiros, apenas 16 são doadores de sangue. Apesar de estar dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número está longe de atender a atual demanda.
Para doar sangue é necessário cumprir algumas recomendações: • Estar em boas condições de saúde; • Ter entre 16 e 69 anos completos; • Pesar no mínimo 51 kg na balança do Hemepar; • Estar descansado, alimentado e hidratado – evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação; • Apresentar documento oficial com foto.
Se você está entre os que reúnem as condições necessárias para se tornar um doador de sangue, procure uma das unidades de coleta da rede que o Hemepar mantém em todas as regiões do Estado. Para saber o ponto mais próximo da sua casa, entre em contato com a Secretaria de Saúde do Paraná pelos telefones (41) 3262-7676 ou 0800 645 4555.
Para se tornar um doador de sangue basta fazer o cadastro no sistema do Hemepar e preencher o questionário de saúde. O doador passa pela triagem clínica, onde é avaliado se ele preenche os requisitos para doar sangue. A próxima etapa é a triagem hematológica, um rápido exame que verifica se o candidato à doação não tem anemia. A etapa seguinte é a doação propriamente dita, com a coleta de cerca de 450 ml de sangue. Após a coleta, o doador é encaminhado para a sala de lanche, onde deve aguardar pelo menos 15 minutos.