Biotecnologia tem cada vez mais efeitos sobre o direito, afirma Taysa Schiocchet

A biotecnologia tem trazido cada vez mais questões para o direito se debruçar e os aspectos mais atuais foram tratados pela professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Taysa Schiocchet em um OAB Talk, nesta quinta-feira (12), durante a 7ª Conferência da Advocacia Paranaense. A íntegra do evento pode ser conferida na plataforma oficial.

Taysa também é doutora em direito, com período de estudos doutorais na Université Paris I e FLACSO (Argentina) e  pós-doutora em Direito na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Ela explicou quais são as implicações da biotecnologia para o direito. “Estamos vivendo um processo de inovação acelerado – há riscos e benefícios e a grande maioria dos casos não está prevista no direito positivo. Precisamos olhar para as soluções extrajudiciais, para os dispositivos infralegais, para o softlaw. Os códigos não são determinantes para resolver as demandas”, afirmou.

De acordo com Taysa Schiocchet, as inovações biotecnológicos não afetam apenas a área da saúde e o direito médico. “Dados genéticos, biobancos para pesquisas, nanotecnologia, reprodução humana assistida, há uma série de questões que já nos mobiliza”, destacou.

 

Leia também:

Direito com habilidade: estratégia com design thinking é aposta apresentada por Fabrício Bittencourt da Cruz em OAB Talk

Mindset do Advogado 4.0 é foco em OAB Talk com Valter Otaviano

Lara Selem aposta nas softs skills como essenciais para exercer a advocacia do futuro

Caminhos para advocacia de impacto foram tema de OAB Talk com James Marins

Devido processo legal e inteligência artificial são temas correlatos nos novos tempos, aponta Carlos Alberto Rohrmann

Proteção de dados demanda atualização constante da advocacia, diz coordenador da Secretaria Nacional do Consumidor em OAB Talk

 

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão