A capacidade de surpreender pessoas que amamos e de elogiar diariamente pessoas com quem convivemos são duas entre muitas dicas oferecidas às advogadas como forma de cultivar relações saudáveis no trabalho ou na vida pessoal. Os conselhos foram dados pelo psiquiatra Augusto Cury no encerramento do 3.º Encontro Estadual da Mulher Advogada, na noite desta sexta-feira (25), no auditório da OAB Paraná. Autor de livros que já venderam mais de 10 milhões de cópias (entre eles “O vendedor de sonhos” e “O semeador de ideias”), Augusto Cury prepara para este ano o lançamento de duas obras. Uma delas, voltada ao universo feminino: “Mulheres inteligentes, relações saudáveis”
Para Augusto Cury, a síndrome do pensamento acelerado é um dos grandes males a atingir as mulheres modernas, especialmente aquelas que se dividem entre as atividades de profissional, mãe e esposa. “Os diversos sintomas, como fadiga excessiva, dores de cabeça e musculares, déficit de concentração e memória, evidenciam que o ser humano moderno, em especial a mulher, têm os piores níveis de qualidade de vida que tivemos nos últimos séculos”, afirma.
Contra o quadro de ansiedade e estresse crônicos, o psiquiatra recomenda algumas ferramentas: microrrelaxamentos várias vezes por dia, não se colocar como herói que resolve todos os problemas, aprender a contemplar o belo, investir em sonhos como projetos de vida e não como desejos. A palestra “Mentes Inteligentes, Emoção e Relações Saudáveis” foi assistida por cerca de 250 pessoas, a maioria advogadas.