Assejepar recebe avaliação técnica sobre Fórum Cível de Curitiba

A avaliação técnica contratada pela Associação dos Serventuários de Justiça do Paraná (Assejepar) concluiu que o prédio do Fórum Cível de Curitiba precisa de manutenção e reformas, porém o laudo informa que não existe risco de desabamento. O estudo foi solicitado pela associação no dia 1° de novembro, devido a reclamações de tremores sentidos por pessoas que trabalham no local. Na ocasião a OAB Paraná, advogados que atuam no local e servidores do Fórum Cível fizeram uma manifestação na frente do prédio cobrando melhor infraestrutura. 

Segundo o laudo divulgado na sexta-feira (23), os tremores são ocasionados por veículos pesados, como ônibus, que passam com frequência em frente ao prédio. O solo da região é argiloso, localizado sobre um lençol freático, característica que, somada à má conservação do asfalto, faz com que as vibrações possam ser sentidas em todo o entorno. Ainda de acordo com o estudo, devido a características da estrutura, os tremores podem ser sentidos mais fortemente em alguns dos andares do Fórum. Além da indicação de que o prédio precisa passar por reformas, o laudo recomenda também uma possível intervenção do trânsito no local, ou a instalação de redutores de velocidade pela Prefeitura de Curitiba, pois a degradação ocasionada por veículos pesados circulando em frente ao Fórum pode provocar mais danos à estrutura. 

O estudo, coordenado pelo engenheiro Rui Medeiros, especialista na área de estruturas e professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cadeira de estruturas de edifícios, avaliou a segurança da estrutura do prédio com base nas analises de fissuras e corrosões no concreto e em vigas; do solo e de condições de asfalto da região; de vazamentos e da presença de umidade em determinadas áreas; dos carregamentos (peso) sobre as lajes que mais recebem as vibrações (4º e 8º pavimento). O laudo é independente e foi encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), bem como ao Departamento de Engenharia do órgão, no dia 21 de novembro.

A Assejepar é a associação que representa os Serventuários do Foro Judicial do estado. Atualmente é presidida por Rodrigo Augusto Wagner de Souza, titular da 19ª Vara Cível de Curitiba. Por estar ligada ao sistema jurídico estadual, a associação tem informações sobre todos os processos judiciais do Paraná e os disponibiliza gratuitamente para consulta pública através do portal www.assejepar.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ASSEJEPAR