Os produtos arrecadados pela campanha da OAB Paraná em prol das famílias desalojadas por uma medida de reintegração de posse em Araucária, na semana passada, foram entregues na tarde desta quarta-feira (23/12). Seis caminhões contendo cerca de 25 toneladas em alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, colchões, cobertores, brinquedos, material escolar, móveis e eletrodomésticos saíram da sede da OAB, no bairro Ahú, em direção à Ocupação Nova Guaporé, no bairro Campo Comprido, local onde foram abrigadas as mais de mil pessoas afetadas pela medida.
O volume de doações superou as expectativas e com isso foi possível distribuir os produtos também para outras famílias carentes na região da Cidade Industrial. “Agradecemos imensamente a advocacia e a população por essa contribuição significativa às pessoas que vivenciaram uma situação trágica às vésperas do Natal. Esse auxílio aos irmãos mais carentes é algo que engrandece o espírito natalino e nossa condição de pessoas compromissadas com a sociedade”, disse o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão.
Organização
A campanha foi organizada pelas Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e da Advocacia Iniciante da OAB Paraná. Membros da CDDH acompanharam a desocupação na última quinta-feira para garantir que ação fosse realizada sem violência. A comissão constatou as dificuldades enfrentadas pelos desabrigados e decidiu lançar a campanha.
“Nossa atitude não poderia ser outra senão promover essa campanha. Foi um sucesso. Muito obrigado a todos os que contribuíram para essa arrecadação mágica de ajuda aos que realmente precisam. A OAB está fazendo o seu papel, promovendo a solidariedade e a fraternidade”, declarou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Nilton Ribeiro, que foi pessoalmente fazer a entrega, caracterizado de papai noel. Sua chegada ao local foi uma festa para as crianças que esperavam ansiosas pelos brinquedos.
Corrente do bem
“A OAB Paraná tem muito a agradecer à sociedade curitibana e paranaense, em especial à advocacia. É muito bom trazer um pouco de alegria para essas comunidades”, destacou a vice-presidente da seccional, Marilena Winter, que também acompanhou a distribuição dos donativos. “Foi um grande movimento e o resultado é que essas pessoas terão um Natal um pouco melhor”, acrescentou Wagner Maurício de Souza Pereira, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante.
Representantes da comunidade receberam as doações e também reconheceram a iniciativa. “Agradecemos a todos os que se uniram nessa corrente do bem”, ressaltou Jeremias de Oliveira Custódio, um dos coordenadores das ocupações Guaporé I e II.