Após pleito da OAB, TJ autoriza construção de anexo no Fórum Cível de SJP

Representantes da OAB Paraná, da Subseção da OAB em São José dos Pinhais e do Fórum Cível de São José dos Pinhais se reuniram nesta terça-feira (11/5) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, para solicitar melhorias no funcionamento da Justiça de 1º grau da comarca. Após a Seccional apresentar os pleitos, o presidente da corte autorizou a construção do anexo do Fórum Cível de São José dos Pinhais e a instalação da 4ª Vara Cível.

“O TJ-PR foi sensível às demandas da Comarca de São José dos Pinhais. A advocacia já vinha solicitando diversos investimentos no fórum para a melhoria da prestação jurisdicional, considerando o crescente número de demandas naquele fórum. Segundo o juiz diretor do fórum, é a comarca que mais recebe processos novos proporcionalmente do Paraná. Essa reunião é um alento de que em breve haverá uma grande melhoria no andamento dos processos judiciais e no atendimento dos advogados que militam na comarca”, ressaltou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.  

O diretor do Fórum, juiz Ivo Faccenda, destacou que o resultado da reunião superou as expectativas. “Fomos contemplados com essa notícia de construção do anexo. Devemos comemorar, pois o fato de o presidente do Tribunal autorizar essa obra demonstra que ele vislumbrou a importância do município de São José dos Pinhais para o estado”, disse o diretor.

De acordo com o presidente da OAB São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola, o prédio do Fórum Civil de São José dos Pinhais, ampliado em 2004, não comportou o crescimento das demandas judiciais.  “O fórum não foi pensado para atender à crescente demanda judicial da comarca. Para se ter uma ideia, o espaço ficou tão pequeno que as Varas da Infância e da Juventude e o Juizado Especial Criminal estão em outros locais. A decisão irá beneficiar diretamente os mil advogados inscritos na subseção”, explicou.

Além da construção do anexo do Fórum Cível, Vasconcelos também anunciou a instalação da Central de Mandados e o aumento do número de oficiais de Justiça para o Foro Regional de São José dos Pinhais.

Também participaram também da reunião a representante da comissão dos Advogados da comarca de Fazenda Rio Grande, Vera Alice Szadkoski; a presidente da Comissão de Acompanhamento do Judiciário, Elisangela Jarek, a vice-presidente Francieli Marques de Souza e o advogado Fabio Franchetto.