O coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, André Portugal Cezar, participou do painel Ética e Excelência na Advocacia, discorrendo sobre o “Atribuições e desafios dos órgãos de fiscalização da OAB no combate ao exercício ilícito e irregular da profissão”. Esse foi um dos 13 subtemas abordados durante a manhã e à tarde neste evento especial da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que está sendo realizada em Belo Horizonte.
André Portugal destacou como é feito o controle endógeno e exógeno da OAB, bem como a atuação das seccional no combate às irregularidades ético-disciplinares e ao exercício ilegal da profissão. Foram abordados ainda os desafios dos órgãos de fiscalização da OAB no combate ao exercício ilícito e irregular da profissão, com destaque e preocupação da atuação de robôs que, de acordo com o coordenador de fiscalização, já nos dias atuais funcionam como verdadeiros advogados.
O painel foi presidido por Milena da Gama Fernandes Canto. A relatoria foi de Paulo Alves Freire e a secretaria de Cláudia Lopes Medeiros. Compuseram a mesa Delosmar Domingos de Mendonça Júnior e Pérsio Oliveria Landim. A importância do Tribunal de Ética na defesa das prerrogativas profissionais, o papel das corregedorias na OAB, o sigilo nos expedientes de fiscalização, a ética como chave mestra do marketing de autoridade para advogados , legislações subsidiárias aplicáveis ao processo ético-disciplinar da OAB também foram temas tratados no painel.