Amatra condena reportagem e retaliação do governo brasileiro

A Associação dos Magistrados Brasileiros também divulgou nota oficial, condenando tanto a reportagem do jornal The New York Times quanto a decisão do governo brasileiro de expulsar do país o jornalista norte-americano.

É a seguinte a nota da Amatra:

“A Associação dos Magistrados Brasileiros, à frente de mais de quinze mil juízes e juízas em todo o país, vem a público lamentar o episódio envolvendo o jornal norte-americano The New York Times e o Governo brasileiro, desde a publicação da matéria sobre os hábitos sociais do Presidente da República até a reação do Palácio do Planalto.

“Se por um lado, a referida matéria caracteriza-se pelo descabimento e a falta de fundamentação, por outro a expulsão do jornalista que a assina parece resultar de uma decisão a um só tempo açodada e equivocada, dando ao episódio uma dimensão exagerada e mais prejudicial à imagem do País no cenário internacional.

“O jornalista teve o seu visto de permanência no território nacional suspenso por fazer seu trabalho. Por mais tendencioso e inapropriado que o mesmo se tenha revelado, nada justifica a atitude do Governo brasileiro.

“Os magistrados brasileiros condenam o mau jornalismo, mas mesmo este não deve justificar o cerceamento da liberdade de expressão, pilar de toda a sociedade democrática e livre. O Estado brasileiro é dotado de instituições e ordenamento jurídico dentro dos quais poderia ser buscada a devida reparação para qualquer excesso cometido.

Brasília, 12 de maio de 2004.

Claudio Baldino Maciel

Presidente

Associação dos Magistrados Brasileiros”

Fonte: Amatra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *