A OAB Paraná irá promover no mês de março a Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento será realizado em Maringá, dentro de uma proposta de interiorização das ações da seccional. Os detalhes do evento foram discutidos na quinta-feira (25) entre o presidente José Augusto Araújo de Noronha, a secretária-geral Marilena Winter, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia, a secretária-geral da comissão, Caroline Farias dos Santos, e a vice-presidente da OAB Maringá, Ana Claudia Pirajá Bandeira.
De acordo com as organizadoras, o encontro reunirá nomes importantes do Direito e da sociedade, que vêm desempenhando um papel relevante no sentido de conquistar espaços e assegurar a igualdade entre homens e mulheres na profissão. “A sociedade precisa buscar o equilíbrio. Só há uma sociedade democraticamente madura quando a igualdade é assegurada”, pontua Marilena Winter.
O principal desafio em relação à equidade de gênero é cultural, na avaliação da secretária-geral da OAB Paraná. “A igualdade de direitos ainda não foi plenamente conquistada. A discriminação ainda se faz acentuada em algumas camadas sociais. Em números, as mulheres são iguais aos homens, mas ainda é preciso falar sobre a conquista de direitos. O que significa que ela ainda não foi alcançada. Por outro lado, há que se reconhecer a existência de setores que se propõem a serem porta-vozes dessa causa. E a OAB é uma dessas instituições”, acrescenta.