Advogados e magistrados reivindicaram melhorias para o Foro Regional de São José dos Pinhais ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, durante reunião na tarde de terça-feira (14). O juiz diretor do Fórum Cível de São José dos Pinhais, Ivo Faccenda, os juízes de Direito Rodrigo Dói Antunes e Márcia Hubler Mosko, o presidente da Subseção de São José dos Pinhais, Carlos Vanderlei Muhlstedt, o vice-presidente Jaiderson Rivarola, a advogada Ana Paula Savaris Mayer, da comissão de Acompanhamento do Judiciário, e os advogados Celso Gutmann e Raul Gutmann, foram recebidos pelo desembargador, que ressaltou a forte presença dos representantes de São José.
O juiz diretor do Fórum reiterou os pedidos apresentados pela OAB, como a necessidade de mais juízes e servidores, e a construção do prédio anexo e reforma das instalações atuais do Foro Regional. Outro ponto levantado foi a criação de outra Vara Cível, que no entendimento da advocacia não seria interessante sem antes aparelhar a estrutura judiciária que mais recebe distribuições no estado.
O juiz André Dói Antunes requereu, conforme posicionamento da Subseção, o envio de Juiz de Direito Substituto, considerando que os processos devolvidos pela Força Tarefa da Corregedoria precisam ter continuidade e não apenas movimentação.
O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos disse que a prioridade nesse momento é a construção do Centro Judiciário em Curitiba, mas não descartou a reforma e o atendimento dos demais requerimentos, determinando à Corregedoria que envie um Juiz de Direito Substituto por prazo determinado.
No entendimento da comitiva, ficou claro que a OAB e os juízes ainda terão muito trabalho para que o Foro Regional tenha a atenção que merece, no entanto, a primeira manifestação conjunta foi um sinal claro para o Tribunal de que esta união busca o bem comum, o interesse do cidadão.
Fonte: OAB São José dos Pinhais
Fotos: TJ-PR