O Conselho Federal da OAB aprovou o voto on-line para as próximas eleições na OAB Paraná e em mais quatro seccionais, durante a sessão realizada na última terça-feira (24). Também poderão utilizar essa modalidade Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Maranhão. Os pleitos nesses estados servirão de projeto piloto para expansão desse modelo de votação no próximo triênio (2022-2024).
A proposta de voto a distância havia sido inicialmente apresentada pela OAB Paraná no Colégio de Presidentes de Seccionais. O conselheiro federal Airton Martins Molina defendeu a medida na comissão de reformas nas eleições da OAB, da qual é integrante. Nessa comissão, a pauta foi aprovada em outubro do ano passado. E, em dezembro de 2020, o CFOAB aprovou o voto a distância, cuja regulamentação ocorreu nesta semana.
“O Paraná, mais uma vez, aponta para o futuro, buscando agilidade, segurança e comodidade aos advogados e advogadas, que não precisarão sair de casa para exercer o direito de escolher seus dirigentes”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.