Advogados do interior apontam problemas e pedem intervenção da Seccional

Em reuniões com advogados durante esta semana, o presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, e o vice-presidente, Cássio Telles, ouviram as principais reivindicações da advocacia. Breda esteve nas subseções da OAB em Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas e União da Vitória. 

Na cidade de Francisco Beltrão, onde a subseção da OAB é presidida por Marcelo Bientinez Miró, Breda esteve na quinta-feira (10) e ouviu dos advogados o pedido para combate ao exercício ilegal da profissão, a intervenção da OAB para reajuste da tabela da Justiça Federal referente aos honorários dos advogados dativos, melhorias no atendimento nos Fóruns e realização do Exame de Ordem na cidade. O presidente da Seccional fez um relatório das principais ações da OAB Paraná para melhoria dos serviços relacionados à prestação jurisdicional.  

Na sede da OAB Palmas, presidida pelo advogado Antonio Rampazzo, Breda, acompanhado da diretoria da subseção, visitou terrenos que podem abrigar a futura sede. Os advogados também pediram apoio da OAB Paraná para que a comarca de Pinhão seja alocada em uma outra seção judiciária, pois o juiz substituto de Palmas tem que se deslocar até a referida comarca, percorrendo um caminho de mais de 200 Km, em prejuízo às atividades na sede da seção judiciária. 

Na OAB União da Vitória, presidida por Laury Angelo Furlan Fagundes, o tema principal foi o debate sobre honorários advocatícios. Algumas situações pontuais na Justiça Estadual foram analisadas como a retenção da liberação de alvarás em uma falência local. O magistrado teria determinado que mesmos os alvarás já expedidos ficassem retidos até que o de todos os credores fossem expedidos. A subseção pediu a intervenção da Seccional para solucionar esse problema. O desrespeito à tabela de honorários praticada pelos conhecidos "escritórios de correspondência", a prática ilegal dos magistrados quanto a exigência de contrato de honorários e a adequação da legislação para que se permita a enquadração da sociedade de advogados no "Simples" também estiveram entre os temas debatidos.

A agenda do presidente pelo interior do estado teve início na quarta-feira (9), quando participou da primeira solenidade de compromisso coletivo de 2013 na OAB Laranjeiras do Sul, presidida pelo advogado Marco Aurélio Pellizzari Lopes, da solenidade de compromisso coletivo para 18 novos advogados. Ainda na quarta-feira se reuniu com o Conselho da OAB Pato Branco, presidida por Luiz Antônio Corona. Na quinta-feira, visitou a obra de construção da OAB Dois Vizinhos, acompanhado do vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; do presidente da subseção João Israel Pereira Pinto e do diretor tesoureiro da Alexandre Henrique Guzzo (leia aqui).

 

Foto/OAB União da Vitória: Gilberto Dombroski, Conselheiro Estadual; Laury Angelo F. Fagundes, Presidente da Subseção UVA; Juliano Breda, Presidente da Seccional do PR; Omar Cador Eddine, Secretario da Subseção UVA; e Fabio Lorena, Tesoureiro da Subseção UVA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *