Com turmas pela manhã, tarde e noite, advogados que atuam em Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina poderão participar na próxima semana do treinamento para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) que está sendo implantado nas Varas de Trabalho do Paraná. Na terça-feira (20) o juiz auxiliar do TRT da 9ª Região, Marlos Augusto Melek, ministra a palestra “Introdução ao Pje – Justiça do Trabalho”, em Apucarana, às 19h45. Na quarta-feira (21) servidores da área de tecnologia de informação do TRT repassam noções básicas sobre o PJe e orientam os advogados para utilização do novo sistema em Apucarana. Serão ofertadas três turmas.
No dia 21 de novembro a palestra “Introdução ao Pje – Justiça do Trabalho”, com o juiz do Trabalho do Paraná, Marlos Augusto Melek, será realizada às 9h, em Cornélio Procópio. Na quinta-feira (22) será realizado o treinamento para utilização do Pje na cidade. Nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, o curso chega a Londrina. Na terça-feira (27) será realizada a palestra “Introdução ao Pje – Justiça do Trabalho”, às 19h45. Na quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30) os advogados londrinenses poderão participar do curso de treinamento oferecido pelo TRT.
Mais informações no site da ESA.
Até o final do anos o PJe será instalado em 23 das 86 varas do trabalho do Paraná. Com a instalação do novo sistema na determinada unidade da Justiça do Trabalho, o peticionamento passa a ser somente pelo PJe. Os processos em trâmite continuarão no sistema antigo, eletrônico ou em papel, conforme for o caso.
Para trabalhar com o novo sistema os advogados devem fazer o cadastro para processos de 1º grau e de 2º grau, pois no PJe o cadastro é por instância e em cada estado que o advogado for atuar deverá se cadastrar em primeiro e segundo graus. O acesso para o cadastro dos advogados está disponível na lateral direita do site do TRT9 (www.trt9.jus.br). Para fazer o cadastro o advogado deve ter a certificação digital. A adoção do novo sistema de processo eletrônico na Justiça do Trabalho do Paraná, está acontecendo em todo o território nacional de forma gradual, coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).