Advogados de Foz do Iguaçu ganham sala nova no fórum da cidade

Com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a OAB Paraná inaugurou nesta quinta-feira (5) a nova Sala dos Advogados no Fórum de Foz do Iguaçu. Muitos advogados da cidade acompanharam a cerimônia, também prestigiada pelo juiz de direito Antonio Lopes de Noronha Filho, titular da 2ª Vara de Família e irmão do presidente da Seccional paranaense, José Augusto Araújo de Noronha. O magistrado representou o diretor do fórum, Glaucio Simões, que cedeu o novo local para a instalação da sala.

O presidente da OAB Paraná disse que a entrega da sala é o cumprimento de uma promessa, a de oferecer aos advogados um espaço condizente com a importância dos profissionais da comarca. “Esta sala representa a conquista de um sonho. Nada mais justo que os advogados tenham um local digno, que é modelo para todas as salas que ainda queremos implantar. Esse é o padrão que queremos para a advocacia”, disse Noronha.

A Sala do Advogado foi instalada num ponto privilegiado do fórum, logo na entrada do edifício. Com quatro estações de trabalho, computadores, acesso à internet de alta velocidade, sala de reuniões, sofás, máquina de café e balcão de atendimento, a Sala do Advogado garante conforto e as melhores condições para que o advogado exerça o seu ofício. A OAB Paraná administra 209 salas em fóruns de todo o estado.

José Augusto Araújo de Noronha agradeceu a presença de Lamachia, que está em Foz do Iguaçu para o Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB e dedicou o seu dia a se encontrar com os advogados da cidade. Pela manhã, o presidente nacional esteve na subseção para a cerimônia de compromisso coletivo de 63 novos profissionais. “É um encontro histórico. O Paraná recebe este evento depois de 14 anos, num momento difícil para a advocacia e para o país”, afirmou.

Ao saudar os advogados presentes, Lamachia destacou que o Paraná oferece inúmeros exemplos para o país. “Desde que cheguei só recolhi exemplos positivos. A união dos advogados daqui é algo marcante. Demonstra a força da advocacia. Sinto-me honrado de fazer parte deste momento e de ver a qualidade da OAB deste estado. Sala como esta são poucas no Brasil”, ressaltou.

Homenagem

A sala recebeu o nome do advogado José Bento Vidal, um dos pioneiros da advocacia iguaçuense. O advogado José Bento Vidal Filho falou em nome da família do homenageado, que faleceu há 14 anos. “Recebemos essa homenagem com imensa alegria. Meu pai foi um profissional que sempre dignificou a advocacia”, disse.

“José Bento Vidal foi muito respeitado na cidade, um ícone para a nossa classe. Foi pioneiro e começou a atuar quando a cidade tinha somente sete ou oito advogados. É uma homenagem justa por todo o trabalho que realizou”, comentou o presidente da subseção de Foz, Valter Cândido Domingos.

O conselheiro federal da OAB, José Lucio Glomb, também se lembra da atuação de Vidal. “Em algumas ocasiões nos encontramos em audiências, em polos opostos, mas sempre num nível de ética e respeito. A impressão que deixou é de um excelente colega, muito inteligente e de um conhecimento jurídico excepcional”, descreveu Glomb.