Entre prazos, protocolos e sustentações orais, a vida corrida dos advogados que atuam no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) se torna mais tranquila com o apoio que encontram na sala voltada para a advocacia, mantida pela OAB Paraná. A estrutura oferece computadores e mesas de trabalho para aqueles que precisam tocar seus processos e também é um ambiente para os profissionais que precisam fazer uma pausa durante suas atividades.
Advogados que vêm de todas as regiões de Curitiba e da Região Metropolitana, de outros municípios e até de outros estados usufruem o espaço, planejado cuidadosamente pela seccional paranaense.
“É uma estrutura muito válida. Especialmente quando é preciso fazer uma petição urgente e o escritório está longe”, diz a advogada Aryana Tavares. “A estrutura é bastante confortável e o número de computadores é bem acessível. É uma sempre ajuda para os advogados”, completa a profissional.
O advogado Rodolfo Garcia, de Araucária, conta que sempre vem ao TJ e utiliza a Sala dos Advogados. Ele já frequentava o espaço antes da reforma e o considerava bom, mas avalia que agora está muito melhor. “A estrutura é excelente, permite que a gente continue trabalhando mesmo não estando no escritório, possibilita protocolar petições, fazer verificação de documentos”, explica Garcia. “A sala acolhe bem o advogado e permite que a gente consiga trabalhar enquanto aguarda a vez de sustentar ou de falar com algum desembargador. Tem também o conforto de podermos carregar o celular, tomar um café ou uma água. Então acredito que atende muito bem e dá todo o suporte que o advogado necessita”, conclui.
O curitibano Jorge Vicente mora em Irati há 15 anos e vem periodicamente ao tribunal fazer sustentações orais. “Às vezes, por estarmos fora, temos que cumprir algum prazo e a sala nos viabiliza”, aponta. “É um ambiente bem agradável, que nos possibilita praticar a advocacia mesmo fora do nosso escritório, com todo o conforto e com os requisitos técnicos que a gente precisa para tanto” diz Vicente.
Mesmo os profissionais que vêm de mais longe se sentem à vontade. Carla Chisman é de São Paulo e, dependendo do horário em que chega, tem que ficar horas esperando. “Chego, posso deixar a mala guardada, as meninas são superacessíveis e simpáticas, tem beca, tem um cafezinho, carregador, tomada e sofá confortável”, elogia a advogada paulista.
Evelyn Moreira, uma das atendentes na sala, conta que os advogados demonstram que estão bastante satisfeitos, elogiam e acham a sala aconchegante. “A gente faz o possível para atender todo mundo da melhor maneira”, diz a funcionária da OAB Paraná.
“A Diretoria da OAB Paraná está muito feliz com a aprovação das reformas que foram realizadas nas Salas dos Advogados na Justiça do Trabalho e no Tribunal de Justiça. É gratificante constatar que após muito trabalho os advogados e advogadas estão aproveitando bastante as novas estruturas e que elas têm sido importante apoio para o exercício profissional”, diz o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.