A nova diretoria da OAB Toledo, presidida pela advogada Solange da Silva, foi empossada na última sexta-feira (26), em solenidade na sede da subseção. A diretoria é composta também pelos advogados Fabiano Jose Bordignon (vice-presidente), Maria Cecília Ferreira (secretária-geral), Silvia Mattei (secretária-geral adjunta) e Nemere Dulaba Marcondes (tesoureira).
A sessão solene foi prestigiada pelo vice-presidente da OAB Paraná Airton Molina, pela secretária-geral, Marilena Winter, além de conselheiros, diretores da Caixa de Assistência dos Advogados, membros da magistratura e do Ministério Público.
Em seu discurso, Solange da Silva, que é a primeira mulher a exercer a presidência da subseção, disse que a valorização das advogadas é uma das bandeiras de sua gestão. A nova presidente afirmou que colocará em prática o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, implementando ações de educação jurídica, defesa das prerrogativas e de proteção das advogadas em seu exercício profissional.
A presidente da OAB Toledo também destacou o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores. “Com humildade, determinação e, sobretudo, respeito às tradições de nossa entidade, que ao longo de muitos anos alcançou grandes feitos, espero continuar colecionando vitórias”, afirmou.
Confira a íntegra do discurso
“Assumo a Presidência da OAB com o coração cheio de alegria, de responsabilidade e de esperança.
Sinto-me imensamente honrada em representar a mulher brasileira, mulheres guerreiras, mulheres advogadas.
Espero viver muito para ver cada vez mais mulheres exercendo liderança na OAB, entidade que nunca mediu esforços para ampliar a representatividade da mulher.
Confesso que ao ser convidada para ser candidata, relutei, pois não tinha o objetivo pessoal de assumir tamanha responsabilidade. No entanto, hoje me sinto lisonjeada, e até emocionada, por ter sido eleita a primeira mulher presidente da OAB Toledo.
No fundo tinha receio em não ser aceita, insegurança normal de quem nunca concorreu a um cargo eletivo.
Hoje me sinto plena de orgulho! Obrigada advogadas e advogados pela maciça aceitação nas urnas. Não imaginava obter este resultado!
O privilégio de ser a primeira mulher Presidente aumenta a minha responsabilidade e a minha esperança.
Estou irradiando felicidade por fazer parte desse marco histórico.
2016 é o ano da mulher advogada, assim proclamou a OAB!
E por isso, este ano a OAB se voltará à implantação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada aprovado em 2015.
Esta também será uma das bandeiras da nossa gestão. O Plano prevê a valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional.
Entre as ações a serem debatidas ao longo de 2016, temos a devolução da anuidade às mulheres advogadas no ano em que tiverem filhos, a critério de cada Seccional. A construção de local para os filhos em fóruns e outros órgãos do Judiciário, assim como a preferência em sustentações orais para advogadas grávidas e a suspensão de prazos no mês do parto.
Não tenho medo de encarar este desafio. Conto com o apoio dos advogados e advogadas e de todos que de forma direta ou indireta estão vinculados a OAB.
O desafio assumido é moral, estatutário e em defesa da sociedade e da democracia.
Com humildade, determinação e, sobretudo, respeito às tradições de nossa entidade, que ao longo de muitos anos alcançou grandes feitos, espero continuar colecionando vitórias.
Tive o privilégio de vivenciar as duas brilhantes gestões do Dr. Clécio Braga Junqueira.
A gestão do incansável e batalhador Dr. Roldão Fazzolari. Quanto respeito guardo pelos seus cabelos brancos!
Lembro ainda do saudoso Dr. Heli Alberto Zeni, cuja gestão foi marcada por sua competência e simpatia, cativando a todos com o seu habitual bom humor.
Quantas saudades nos deixou o Dr. Heli. Já na era do computador, ele seguia peticionando com o auxílio de uma obsoleta máquina de escrever.
As duas gestões do meu mestre Dr. Wascilau Miguel Bonetti – que ressalto é o responsável por eu estar aqui hoje. Primeiro, por ter me concedido, em suas duas gestões, a honra de fazer parte de sua Diretoria. E agora, com a ajuda dos doutores Sergio Canan, João Poletto e André Dallanhol, foi o interlocutor do convite para eu ser Presidente da OAB de Toledo.
Sua lealdade, dedicação e paixão pela OAB, Bonetti, nos permitiriam escrever um livro de muitas páginas.
Lá se foram mais de 20 anos de trabalho voluntário. Duas vezes como Presidente da Subseção de Toledo e, por diversas gestões, como Conselheiro Estadual, sempre à disposição dos advogados e advogadas. E, agora, como esperado, apoiador desta Presidente.
O irmão que não tive. A sócia de escritório que tive o prazer de ser! Quantas histórias temos pra contar, Dr. Bonetti!
O que dizer da gestão do Dr. Jorge Gilberto Schneider, que me manteve na sua diretoria e realizou um grande trabalho. Presidiu a OAB de Toledo como um lorde, deixando saltar aos olhos sua humildade e competência.
Dr. Adir Colombo, nas suas duas gestões, também me incluiu em sua Diretoria. Com seu jeito desprendido de ser, muito contribuiu para a OAB, esbanjando competência e abraçando causas que marcaram a história na defesa dos interesses dos advogados e advogadas.
Finalmente, o que posso destacar da gestão tranquila e serena do Dr. Flavio Gotardo Coelho de Souza Furlan?
Um cavalheiro, invejável pela educação e simpatia que distribui a todos. Competência e serenidade traduzem a sua gestão. Gentilmente, me manteve em sua Diretoria.
Sou grata ao apoio incondicional que manifestou para que eu pudesse estar aqui hoje!
Agradeço, em nome de todos os advogados e advogadas da subseção de Toledo, aos ex-presidentes e demais integrantes de diretorias e conselhos pelos relevantes serviços prestados à advocacia.
Tenho à minha disposição uma diretoria constituída por brilhantes advogados e advogadas.
Posso chamá-los de amigos e amigas, pois o nosso já longo convívio resultou em ensinamentos preciosos que me fizeram amadurecer, a ponto de chegar a este honroso cargo.
A vocês, a minha eterna gratidão por aceitarem meu convite, confiando a mim as suas reputações.
Meu especial agradecimento ao Presidente da Seccional José Augusto Araujo de Noronha que prontamente atendeu a minha primeira solicitação. Hoje à tarde a Subseção de Toledo teve a honra de compromissar 38 novos advogados e advogadas, alguns presentes a esta solenidade, já se apresentando como advogados e advogadas.
Agradeço, ainda, a toda a Diretoria da Seccional que me apoiou no projeto que hoje se inicia, aqui honrosamente representada pelo Vice-Presidente, o advogado dr. Airton Martins Molina, e pela Secretária-Geral, dra. Marilena Indira Winter.
Preciso e peço a colaboração de todos na construção de uma gestão participativa, democrática e atuante.
Nada disso, porém, seria e será possível sem o apoio de minha família, que, de forma solidária, me fortalece para superar obstáculos.
Não tenho palavras para agradecer meus filhos Gisele, Alexis e Marcus Paulo. Recordo-me da vibração e alegria de todos quando participei minha intenção de ser Presidente da Subseção da OAB Toledo.
Marcus Paulo: jamais tive dúvidas que você deixaria seus compromissos em Curitiba, onde se prepara para seguir os meus passos, para vir aqui hoje me prestigiar. Com emoção, recordo o dia da solenidade de posse em Curitiba. Você me conduzindo silenciosamente pelas escadas do Teatro Positivo, entrelaçando meus braços, e com o pensamento, que me foi revelado depois: “Essa é minha mãe, ela é meu orgulho!”
Agradeço, especialmente, a meu companheiro, com quem divido diariamente as minhas alegrias, tristezas, vitórias e projetos de vida, carinhosamente agora intitulado de “Primeiro-Damo” da OAB Toledo. "