A OAB Paraná lamenta o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Eduardo Seabra Fagundes. O membro honorário vitalício da OAB presidiu a instituição na gestão 1979-1981, período marcado pela redemocratização do país. O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, decretou luto oficial da Ordem dos Advogados do Brasil por três dias
Foi na gestão de Eduardo Seabra Fagundes que Lyda Monteiro, funcionária do Conselho Federal da OAB, foi alvo de um atentado com uma carta-bomba na sede da entidade, em 27 de agosto de 1980.
“Eduardo Seabra Fagundes marcou sua gestão pela luta pela redemocratização. Foi presidente, logo após a Conferência Nacional realizada em 1978, em Curitiba. Enfrentou o atentado contra a OAB, em que faleceu a secretária executiva da instituição, Lyda Monteiro. Sempre foi um democrata, defensor das liberdades e um líder que conduziu a advocacia na resistência contra a supressão das liberdades individuais”, destaca o presidente da Seccional, Cássio Telles.
“A advocacia está consternada com a perda de seu ex-presidente, mas continuará sendo guiada por seus ideais de Justiça Social e liberdade”, conclui Telles.