O vice-presidente da OAB Paraná, Airton Martins Molina, assinou nesta quarta-feira, 10 de maio, o contrato de compra do terreno onde será construída a sede própria da OAB Lapa. A área, localizada ao Jardim Cidade Nova, próxima ao Fórum Regional da Lapa, tem 1.100 metros quadrados, dos quais 650 devem ser tomados por área construída.
“É um resgate importante para uma subseção localizada numa cidade histórica, onde se deu o confronto entre as tropas republicanas (pica-paus ou chimangos) e os separatistas (maragatos) na Revolução Federalista de 1894, episódio conhecido como Cerco da Lapa. A cidade foi também a primeira comarca do Paraná. É muito justo que a advocacia da Lapa tenha sua sede própria, o que vai proporcionar ainda mais qualidade para sua atuação”, declarou Molina.
“Vivemos um momento histórico neste ano em que a subseção completa 25 anos. Como lembrou a doutora Maria Lúcia Weinhardt, todos desejam ter casa própria e os advogados vão realizar esse sonho em breve. A sede vai fortalecer ainda mais a classe, pois teremos melhor acesso e espaços adequados para a formação permanente que buscamos”, afirmou Diego Timbirussu Ribas, presidente da OAB Lapa.
Maria Lúcia, presente à solenidade, foi a primeira presidente da subseção, apoiada pelo pioneiro Carlito Kaled, 84 anos, o mais antigo advogado da Lapa, figura ilustre na cidade e conhecido também por exercer as atividades de farmacêutico e professor. Kaled, que liderou a luta dos advogados da Lapa pela instalação da subseção, recebeu das mãos de Molina o livro alusivo aos 85 anos da OAB Paraná. A obra foi entregue ainda à juíza Kelly Sponholz.
O presidente da OAB Campo Largo, Ivo Cezario Gobbato de Carvalho, também acompanhou a solenidade. Instalada em agosto de 1992, a OAB Lapa congrega 130 advogados que atuam nas cidades da Lapa, de Contenda e de Antônio Olinto.