O I Colégio de Presidentes e o I Encontro de Tesoureiros da OAB Paraná na gestão 2016/2018 foi aberto nesta sexta-feira (20/5), na sede da seccional. O presidente José Augusto Araújo de Noronha recebeu os presidentes das 47 subseções dizendo ter a certeza de que serão muitos os encontros desse tipo, para que haja uma grande interação entre os dirigentes. Noronha também saudou a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia. “Sua vinda mostra respeito pela advocacia do Paraná, uma mudança de paradigma por parte do Conselho Federal. Ele virá outras vezes ainda este ano, para visitar as subseções do nosso Paraná”, ressaltou.
Na fala de abertura, Noronha expressou sua preocupação com o momento vivido pela advocacia brasileira. “Somos 1 milhão de advogados, 58 mil apenas no Paraná. Existe uma verdadeira fraude educacional, pois muitas das 1.253 faculdades que oferecem o curso de Direito pelo Brasil nem fazem vestibular. Esse quadro gera mais processos disciplinares, deixando-nos em uma verdadeira crise”, afirmou.
A necessidade de que a seccional e as subseções sejam transparentes em sua prestação de contas também foi destacada pelo presidente. “No portal da transparência deixamos a contabilidade à disposição dos advogados, para que possam saber onde e como serão aplicados os recursos da nossa instituição”.
Lamachia, que à tarde fará palestra para os dirigentes, saudou os presentes destacando que é no Colégio de Presidentes que pulsa a verdadeira alma da OAB e que os desafios desta gestão são imensos. Mencionou ainda o trabalho de liderança que tem sido feito no âmbito nacional da Ordem pelo presidente Noronha. “A OAB tem sido muito demandada. Gosto de emoção, mas não de tanta quanto temos tido”, brincou.
Lamachia relembrou do encaminhamento do processo de impeachment da presidente da República, decisão colegiada tomada depois da consulta às seccionais. “Houve quem quisesse comemorar, mas não há motivo para celebrar quando temos o segundo pedido de impeachment presidencial num curto espaço de tempo. Ao contrário, gostaríamos de celebrar um governo que dá certo. Não há motivo para comemorar, mas há motivo para dizer que a Ordem cumpre seu papel. Nós, dirigentes da OAB, não temos partido político. O partido da OAB é o Brasil; nossa ideologia é a Constituição”, declarou.
Ainda na solenidade de abertura, foram diplomados os integrantes da comissão do Colégio, composta pelo presidente Paulo Charbub Farah e pelos advogados Pedro da Silva Queiroz, Edson Carlos Pereira e João Everardo Vieira.
ESA
Graciela Iurk Marins, coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Paraná, pediu o apoio dos presidentes de subseção para melhor aproveitamento dos cursos técnicos telepresenciais oferecidos pela instituição. Graciela também apresentou Claudionor Benite como coordenador da 1ª Região da ESA, que a apoiará no atendimento às demandas das subseções. Benite anunciou o projeto "Grupo de Debate Online" para o próximo semestre.
A programação do Colégio de Presidentes segue até sábado (21/5).