A advogada Mariantonieta Pailo Ferraz tomou posse na última semana como presidente da OAB Ponta Grossa, em solenidade conduzida pelo presidente da OAB paraná Luiz Fernando Casagrande Pereira. Também tomaram posse os advogados Rubens Cesar Teles Florenzano, Giorgia Enrietti Bin Bochenek, Danielle Stadler Biscaia Madureira e Recieri de Tarso Zenardi.
“A Ordem somos todos. A OAB não é para a direção; a OAB é para toda a advocacia”, afirmou a presidente em seu discurso de posse. “Nesse sentido, resta claro que que está a OAB. Do seu dever de agir em direta defesa e proteção dos direitos da nossa classe e do agir como protagonista para a melhoria do sistema de justiça e a promoção da democracia”. Mariantonieta também fez uma saudação especial ao presidente da OAB Paraná e à ex-presidente Marilena Indira Winter e pediu uma salva de palmas a todos os que trabalharão com ela na gestão da subseção.
O presidente Pereira, em sua manifestação, evocou Eduardo Rocha Virmond, o ex-presidente da seccional que passou parte da infância em Ponta Grossa. Citando a coragem de Virmond, que capitaneou no Paraná a emblemática conferência nacional da advocacia de 1978, em que se clamou pela volta do Habeas Corpus, Pereira ressaltou que o apreço pela democracia deve estar na alma de todo o advogado. Ele também elencou medidas da nova gestão — como o novo salto qualitativo na atuação das comissões, a ampliação dos cursos da ESA e o programa anuidade vira crédito — e fez um apelo à união da advocacia. “Precisamos manter nossa visão focada nos valores fundamentais que orientam nossa atuação, resistindo às tentativas de nos arrastar para divisões políticas”, afirmou.




