O treinador e campeão recorrente de MMA Rafael Cordeiro inspirou advogados e advogadas uma palestra sobre sua trajetória pessoal. A apresentação, no início da tarde desta sexta-feira (13/8), fez parte da programação da 7ª Conferência da Advocacia Paranaense e teve como presidente de mesa o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, e como relatora a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Oliveira Niemczewski.
Fazendo um paralelo entre o universo esportivo e a advocacia, Cordeiro falou sobre fatores chaves para o sucesso na carreira. “No treinamento de um atleta é importante garantir certo isolamento do mundo exterior. Isso ajuda a manter o foco e a confiança”, garantiu. O treinador ressaltou ainda a importância de extrair lições dos tempos difíceis. “Quando vivi a primeira derrota, aos 24 anos, aprendi muito. Quando a vitória não vem, o que vem é o aprendizado. Todas as vivência me fizeram chegar ao presente”.
Cordeiro também falou sobre o valor do otimismo e a importância do treinamento em grupo, mesmo em um esporte individual. “Por mais que a luta seja de cada um, o objetivo de quem está ao nosso lado é semelhante. Não devemos que achar que podemos tudo sozinhos”, aconselhou. O esportista contou também como foi enfrentar cada desafio que surgiu quando decidiu se estabelecer nos Estados Unidos, em 2008.
Jornada
Nascido em Curitiba, Rafael começou a treinar artes marciais aos 13 anos, na Chute Boxe Academy. O esforço logo compensou: o lutador conquistou a faixa preta em Muay Thai nos primeiros 4 anos de treinamento, se tornou campeão brasileiro de modalidade e venceu o campeonato internacional de Vale Tudo na categoria peso leve. Ao se aposentar, decidiu ajudar outros atletas, treinando Wanderlei Silva, Mauricio “Shogun” Rua, Fabricio Werdum, Anderson Silva e Cris Cyborg.
Pelo trabalho desenvolvido na academia que fundou na Califórnia, a Kings MMA, foi premiado como “Treinador do Ano” e como proprietário da “Melhor Academia”. Em 2020, começou a treinar o campeão peso-pesado Mike Tyson.