Campanha “Advocacia Contra a Pandemia” entrega 500 testes para diagnóstico da COVID a hospitais de Campo Mourão, Cianorte e Paranavaí

A OAB Paraná e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) entregaram nesta semana 500 testes para diagnóstico da COVID-19 adquiridos a partir dos recursos arrecadados pela Campanha “Advocacia Contra a Pandemia”. Os primeiros exames foram destinados a três municípios do interior do estado: Paranavaí, Cianorte e Campo Mourão.

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, frisa que o objetivo é ajudar o maior número possível de hospitais. “Temos que agradecer muito a todos aqueles que já contribuíram com essa campanha. Sabemos que são tempos difíceis para todos, mas advocacia não se omite”, pontua. “Estamos ao lado da sociedade e, especialmente neste momento, ao lado dos profissionais de saúde. A campanha continua, e se todos puderem contribuir com um pouquinho, podemos atingir um número bastante expressivo de profissionais que necessitam do nosso apoio e colaboração”, completa Marilena.

“Testar a população é a melhor forma de combater o vírus. Os testes funcionam como lanternas em uma pandemia, pois mostram para onde a contaminação está se movimentando. Nosso foco é colaborar neste sentido, acreditamos que, a doação desses insumos vai colaborar para as tomadas de decisões dentro das instituições de Saúde. O contágio da Covid-19 está aumentando. A chegada do frio potencializa a disseminação viral e traz outras doenças respiratórias com os mesmos sintomas, o que pode confundir a população e os profissionais de saúde. Testar será uma arma ainda mais importante a partir de agora”, frisa o presidente do IAP, Tarcísio Kroetz.

Em Campo Mourão, a OAB entregou 100 testes na tarde de quarta-feira (8) para os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia. “Percebemos nitidamente a satisfação e a gratidão da diretoria da Santa Casa em relação ao gesto, que para  além de necessário para garantir a saúde dos profissionais que estão na linha de frente no combate contra a doença, significa o reconhecimento da sociedade representada pela OAB e pelo IAP nesse momento”, destacou o presidente da OAB Campo Mourão, Renato Fernandes.

A cidade de Paranavaí recebeu 200 testes na manhã desta quinta-feira (9). Os exames foram destinados à Santa Casa. A presidente da OAB Paranavaí, Célia Zanatta, agradeceu o trabalho da OAB Paraná e do IAP, enaltecendo os esforços da advocacia nas pessoas de Cássio Telles, Marilena Winter e Tarcísio Kroetz em prol da campanha. “É um momento difícil e a superação se dará com fraternidade e solidariedade. Fazemos hoje a entrega para a Santa Casa da nossa cidade, que é um órgão muito sério e que tem feito um trabalho excelente. Agradecemos a toda equipe, que tem feito um trabalho exemplar”, disse.

Prevenção

O diretor-geral administrativo da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais, frisou que os testes ajudarão na prevenção da doença, uma vez que a identificação dos casos positivos permite o isolamento, além do tratamento precoce e mais humanizado. “Estes testes vêm ao encontro da necessidade da população de toda a região. Queremos agradecer muito à OAB Paraná. A covid-19 é uma doença séria, temos que ter o distanciamento social e é fundamental o uso de máscara e lavar as mãos. É necessário a união de todos neste momento”, disse. Arrais esteve acompanhado também do presidente da instituição, Renato Augusto Platz Guimarães, e da chefe do laboratório de análises clínicas da Santa Casa, Jodelli Rocha Dotta. 

Também na manhã da quinta-feira (9) foi feita a entrega de 200 testes à Fundação Hospitalar de Saúde do Paraná (Fundhospar) – antiga Santa Casa de Cianorte. Os exames foram recebidos pelo diretor e pelo superintendente da entidade, Gilmar Célio e Kaio Feroldi Motta, respectivamente, e serão direcionados aos profissionais e colaboradores que têm contato direto com pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

O presidente da subseção da OAB em Cianorte, André Elias Brianese Porto, destacou que os testes chegaram em bom momento.  “Como sabemos, muitos profissionais de saúde têm sido infectados, por isso os testes chegaram em excelente momento. Cianorte é hoje, proporcionalmente, uma das cidades com o maior número de infectados do estado. Estamos atrás apenas de Cascavel. Durante a entrega foi ressaltada a valorosa atuação do IAP e da OAB Paraná, nas pessoas do presidente Cássio Telles e da vice-presidente Marilena Winter, que pessoalmente cuidou da efetivação dessa aquisição e entrega desses testes”, ressaltou  Porto. 

Advocacia contra a pandemia

A campanha lançada em abril pela OAB Paraná, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), a Escola Superior de Advocacia (ESA), a OABPrev Paraná e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), visa destinar recursos para a aquisição de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de proporcionar a testagem de profissionais de saúde visando proteger a vida de quem está lutando para combater a doença.  As contribuições para a campanha podem ser feitas diretamente na conta do Hospital de Clínicas, com a possibilidade de dedução fiscal. Há também a possibilidade de realizar depósitos na conta aberta pela seccional exclusivamente para a campanha. 

As contribuições para a campanha podem ser feitas com depósitos para:

Banco Itaú (341)
Agência: 4122
Conta Corrente: 20.450-8
Associação dos Amigos do HC
CNPJ: 79.698.643/0001-00

Caixa Econômica Federal
Conta Corrente: 1010-5
Agência: 3708-7
OAB Paraná
CNJP: 77.538.510.0001-41

 

Cianorte
Campo Mourão
Paranavaí