A coordenação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Cível de Curitiba divulgou orientações sobre as sessões virtuais de conciliação.
As sessões serão agendadas após o recebimento dos autos no CEJUSC, se já houver a citação de todas as partes e advogados habilitados, procedendo-se a colheita da concordância das partes, por telefone ou pelos autos, em participar da sessão virtual, confirmando-se a data e horário por telefone (se houver), com certidão do contato e o agendamento nos autos.
A sessão será realizada no formato de reunião por vídeo conferência. A plataforma utilizada será, preferencialmente, o aplicativo CISCO WEBEX (baixar pelo link: https://www.webex.com/downloads.html/).
É VEDADA A GRAVAÇÃO DAS SESSÕES, em razão da confidencialidade das negociações, na forma do art. 30 da Lei de Mediação, salvo para registro do consenso pelo próprio mediador (administrador da reunião).
Confira algumas recomendações para o bom funcionamento da videoconferência:
– O computador ou celular deve suportar o acesso à internet e acesso a aplicativos de videoconferência e streaming;
– Os advogados devem testar antecipadamente com seus clientes os equipamentos de áudio e vídeo;
– Para as partes, advogados e observadores, embora seja possível pelo celular, é aconselhável o uso de computador, para evitar interferências de outros aplicativos, notificações, falha na bateria, etc.
– Para evitar a sobrecarga da internet é importante orientar que outras pessoas da casa usem a internet com pouco fluxo de dados, evitando acessos como streaming (Netflix e outros), lives, download de vídeos pesados, etc, simultaneamente ao uso da videoconferência;
– Sugere-se cuidado com o que está aberto nas janelas do computador ou celular, pois se houver a necessidade do compartilhamento de documentos algo não pretendido pode vir a aparecer na tela.