Empreendedorismo feminino norteia exposição de Lara Selem na III Conferência Nacional da Mulher Advogada

Uma discussão sobre empreendedorismo feminino e a inovação no mundo jurídico norteou a palestra da presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Lara Selem, na III Conferência Nacional da Mulher Advogada. “Para empreender na advocacia é preciso ter coragem, organização, espírito estratégico, gostar de desafios e saber gerir tempo, pessoas e situações adversas”, disse.

Lara Selem falou sobre empreender no mundo jurídico sendo mulher. Dentro dessa abordagem, a advogada trouxe as necessidades em termos de competências, atitudes, mindset e formas de enxergar a carreira para as mulheres que desejam empreender no mundo do livre comércio, onde a decisão de contratação está mais na mão do cliente do que do advogado.

“A ideia é fazer uma programação e uma autoanálise do que precisa e no que seria importante investir em termos de ganhos de competência”, destaca Lara, que compartilhou também a experiência dela como empreendedora.

Itens para empreender, empreender sendo mulher e requisitos para estar imersa nesse mundo jurídico estrategicamente falando.

Sobre empreender, ela destacou pontos como a busca de oportunidades e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

No quesito empreender sendo mulher, Lara destacou aspectos da comunicação não-verbal, delegação eficiente, feedback, falar em público, liderança, gestão de tempo, gestão de emoções, lidar com pessoas difíceis, poder e política, pensar com clareza, gerenciar estresse e conflitos, dizer não.

Sobre os quesitos do mundo jurídico, a advogada abordou estratégias e posicionamento, modelos de advocacia, sociedades de advogados, marketing jurídico, condução de reuniões, relacionamento com o cliente, networking ativo, relacionamento com a equipe, produção jurídica e controladoria, precificação de honorários.