Prorrogadas inscrições do Prêmio Professor Aloísio Surgik

As inscrições para o Prêmio Aloísio Surgik foram prorrogadas até o dia 20 de setembro.
A iniciativa é coordenada pelas Comissões de Ensino Jurídico e de Estágio e Exame de Ordem, com o objetivo de incentivar a realização, o aperfeiçoamento e a disseminação de boas práticas docentes e de valorização profissional no âmbito da Educação Jurídica do estado.

Professores de Instituições de Ensino Superior e Instituições de Ensino Superior com interesse em se inscrever no Prêmio devem optar por uma entre quatro categorias, que são as seguintes:

ENSINO – pretende contemplar práticas desenvolvidas para melhora do Ensino do Direito, seja por meio do desenvolvimento de metodologia ou de material didático criativo e inovador;

PESQUISA – visando ao reconhecimento de práticas desenvolvidas para melhoria dos níveis da pesquisa nos cursos de Direito, tais como programas de monitorias, grupos de pesquisa e pesquisas aplicadas;

EXTENSÃO – voltada para as práticas desenvolvidas para promoção da interação entre sala de aula e a comunidade em que o curso está inserido.

VALORIZAÇÃO DOCENTE – específico para práticas de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, aplicadas para a formação, desenvolvimento, reconhecimento e valorização do profissional da Educação Jurídica.

Para participar  inscreva-se aqui e encaminhe o projeto e demais documentos conforme regulamento ao e-mail: inscricao.premio@oabpr.org.br. Dúvidas poderão ser enviadas para o mesmo e-mail.

O resultado será divulgado no dia 4 de outubro nos meios de comunicação oficiais da OAB-PR.

A cerimônia de premiação e apresentação das práticas vencedoras será realizada no dia 11 de outubro, no III Encontro Estadual dos Professores de Direito do Paraná.

“Confira o regulamento do Prêmio Professor Aloísio Surgik”

Sobre Aloísio Surgik

Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Aloísio Surgik começou sua carreira acadêmica em 1976, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele também lecionou na UFPR, no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), no Centro Universitário Internacional (Uninter) e na Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina. Graduou-se, ainda, em letras na PUC-PR e filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Especialista em direito processual civil, teve como verdadeiras paixões a história do direito e, principalmente, o Direito Romano, matéria pela qual se tornou reconhecido e passou a ser referência. Foi autor de obras como “Lineamentos do Processo Civil Romano”, “Compêndio de Direito Processual Canônico” e “Viajando pela História – do Direito Romano ao Contemporâneo”.

Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e poliglota, foi presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) entre 1991 e 2007. Lutou pela excelência do ensino, pela salvaguarda e ampliação dos direitos dos professores do ensino superior e pela democratização e humanização nas relações de trabalho.