Representantes da OAB Paraná participaram na última quarta-feira (14) da 3ª edição da mesa redonda “Diálogos Magistratura e OAB”, realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9). O encontro contou com exposições dos advogados André Luiz Bäuml Tesser, especialista em direito processual do trabalho, e Ricardo Alexandre da Silva, especialista em direito processual civil. Os principais pontos discutidos foram o o Incidente de Assunção de Competência (IAC) e o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e as hipóteses em que cabem, as vantagens e repercussões desses institutos.
A advocacia foi representada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pela secretária-geral adjunta, Chrysthianne Bortolotto, pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Luís Alberto Gomes Coelho, o advogado Ivo Harry Celli Junior e pelo presidente Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Alberto Augusto De Poli. Da magistratura estiveram presentes o juiz José Wally Gonzaga Neto e a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Curitiba, Marcia Frazão.
“Procuramos entender qual dos melhores incidentes dentre os existentes é o factível para que possamos aplicar à tese que tiramos nos últimos dias de julho para entrarmos como amicus curiae em uma ação sobre petição inicial”, explica Chrysthianne Bortolotto sobre as reflexões durante o debate em que os métodos para uniformização de jurisprudência estiveram em pauta. “A petição inicial tem que ter os valores meramente estimativos e esse valor não vai limitar o pedido no final da execução”, sintetizou a secretária-geral da OAB Paraná.