A inclusão em atividades da OAB é uma demanda constante das subseções. Com o objetivo de atender a essa necessidade, todos os advogados do Paraná vão ter a oportunidade de participar, pela primeira vez, do Grupo de Discussão de Criptomoedas, da Comissão de Inovação e Gestão, que este ano está preparado para debater o “Direito e a Tokenização de Ativos”. Isso porque os trabalhos serão realizados a distância, por uma plataforma digital. A experiência inédita na OAB Paraná surgiu por causa de uma dificuldade logística que logo se transformou em uma oportunidade para inovar.
No início do ano, a coordenadora do projeto, Dayana Uhldre, foi morar em Portugal para a realização do doutorado. Porém, em um mundo globalizado e cada vez mais digital, a distância não seria motivo para impedir que ela desse continuidade ao trabalho de pesquisa, que chega à 3ª edição, em parceria com a advogada Renata Kroska. A proposta de realizar os encontros por meio de uma plataforma de áudio e vídeo foi levada à diretoria da OAB Paraná e aprovada. A experiência piloto será um teste que vai permitir avaliar se é possível estender a iniciativa para outros grupos.
Crescimento do projeto
De acordo com o presidente da Comissão de Inovação e Gestão (CIG), Rhodrigo Deda, o crescimento do projeto dos grupos de discussões é algo vertiginoso. Atualmente, a CIG tem 11 grupos em andamento e quase 300 pessoas envolvidas na realização das atividades, incluindo participantes, coordenadores e organizadores. “Permitir que mais pessoas sejam integradas a esse trabalho vai ao encontro do nosso propósito de nos tornarmos referência internacional em direito material de inovação e tecnologia”, observa Deda.
Além dessa proposta, novas possibilidades já vêm sendo estudadas para levar esse projeto a outras subseções. Uma delas é realizar visitas itinerantes que possam difundir a cultura da CIG, que preza pela ética de trabalho e excelência. A gestão é participativa e horizontal, com estímulo ao desenvolvimento de lideranças com alta performance e capacidade de realização. O resultado tem sido o crescimento da Comissão e a multiplicação de projetos que beneficiam a comunidade jurídica.
As inscrições para o Grupo Permanente de Discussão de “Direito e Tokenização de Ativos” continuam abertas e vão até o dia 28 de junho. Serão 9 encontros no total, sendo o primeiro no dia 07 de julho. Todos os advogados inscritos na OAB Paraná podem participar, independentemente da subseção. Os encontros serão virtuais e os artigos produzidos serão publicados na revista da Escola Superior de Advocacia (ESA).
As inscrições podem ser feitas pelo link.