O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e diretores das subseções de Campo Largo e Colombo estiveram nesta terça-feira (16) no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, para requerer melhorias na prestação jurisdicional das duas comarcas. A comitiva da OAB foi recebida pela presidente do TRT9, Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, e pelo corregedor regional, Sérgio Murilo Rodrigues Lemos.
A diretoria de Campo Largo solicitou a implantação de uma vara do trabalho no município, onde já existe um posto avançado, porém com 2 mil processos em andamento e apenas quatro servidores. “A presidente do Tribunal determinou estudos de viabilidade à Corregedoria, embora já se tenha detectado nas próprias correições que o volume de serviço justifica a criação da vara”, informou Cássio Telles. A presidente da subseção entregou um ofício da prefeitura, reafirmando a disposição do município em continuar auxiliando no pagamento de parte do aluguel do imóvel para a manutenção do serviço.
Os representantes de Colombo relataram as dificuldades com as instalações deficientes das duas varas do trabalho. A sala de espera é muito pequena, o que obriga que advogados, partes e testemunhas muitas vezes tenham que aguardar do lado de fora do prédio, sujeitos às intempéries. De acordo com Cássio Telles, a presidente do TRT reconheceu que o local não atende as necessidades e determinou que a Corregedoria viabilize um espaço digno para que as pessoas possam aguardar as audiências.
Participaram da reunião a presidente da subseção de Campo Largo, Patrícia Schmidt, o conselheiro estadual Ivo Gobbato de Carvalho (ex-presidente da subseção), a secretária-geral de Colombo Durcilei Chorri, o tesoureiro João Natal Wolff Bertotti, o assessor da presidência da seccional, Ricardo Miner Navarro e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Campo Largo, Cezar Verbicaro Moreira Pais.