A Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) realizou a primeira edição do projeto De Frente com a CAI dessa gestão nesta terça-feira (26). A convidada foi a secretária-geral adjunta, Christhyanne Regina Bortolotto. Ela contou sobre a sua carreira, sua história profissional e compartilhou as experiências que vivenciou e decisões que precisou tomar.
A palestrante iniciou explicando que uma das premissas da atual gestão da OAB Paraná é trabalhar de perto com a advocacia iniciante e que a secretária-geral adjunta lida diretamente com ingressos e saídas da advocacia. Advogada trabalhista formada pela UFPR e graduada em contabilidade pela Universidade Positivo, Christhyanne é especialista em Direito Trabalhista e mestranda pela Unicuritiba. Filha de contador, apaixonada por matemática, ficou em dúvida se seguia os passos do pai ou fazia engenharia. Acabou decidindo experimentar o direito. No primeiro estágio, foi para a área de Direito do Trabalho, atuar com cálculo trabalhista e se apaixonou pelo ramo.
Durante a conversa com os advogados iniciantes, ela relatou desafios em viagens pelo estado no início da carreira e contou que fazia todas as audiências que apareciam no interior para poder aprender mais. Um de seus métodos para se aprimorar como profissional era ir a audiências de advogados mais experientes. “Aprendi a fazer sustentação oral olhando os outros fazerem. Não podemos ter medo de olhar para aqueles colegas que estão fazendo a coisa certa e aprender com eles”, disse a advogada. Ela também aconselhou os novos profissionais a terem controle emocional ao atuar na profissão. “Segurar as emoções é uma das coisas que a gente tem que aprender, principalmente dentro de audiências”, pontuou.
Após a exposição da secretária-geral adjunta da seccional, os presentes tiveram oportunidades de fazer perguntas.