A comarca de Mamborê foi a 16ª visitada pelo programa OAB Paraná Total, estabelecido pelo presidente da seccional, Cássio Telles, com o objetivo de ouvir a advocacia em todo o estado. No encontro ocorrido na tarde de sexta-feira (22/3), os advogados e advogadas apontaram como principal dificuldade da comarca a lentidão na tramitação dos processos e na expedição de alvarás.
Quanto à advocacia dativa, os presentes manifestaram sua satisfação com o convênio, que atende um bom número de profissionais, pedindo, contudo, melhorias na triagem para que não sejam feitas nomeações em favor daqueles que podem pagar para constituir um advogado.
Método
“É algo que já estamos tratando com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ideia é estabelecer um método para essa triagem. Soubemos também que advogados de outras comarcas se inscrevem para a advocacia dativa em Mamborê, mas deixam de comparecer a atos processuais. Quanto a isso, orientamos que o juiz deve comunicar a OAB. Já o advogado que não comparece está sujeito a ser desligado do convênio dos dativos”, pontuou Telles.
O pedido de cursos online na Escola Superior de Advocacia (ESA) — reivindicação cujo atendimento já está sendo trabalhado pela coordenadora-geral, Adriana D´Avila Oliveira — também foi tema da audiência da advocacia de Mamborê com o presidente da OAB Paraná.