A nova diretoria da OAB Castro tomou posse na última terça-feira (19/3), em cerimônia realizada no auditório da subseção. O advogado João Carlos Lozeski Filho foi reconduzido à presidência da instituição. Também fazem parte da diretoria o vice-presidente Wagner Sandrini Canesso, o secretário-geral Adão Monteiro Filho, a secretário-geral adjunto Camila Brandalise Romel, e a tesoureira Giovane Cristina Raffo Deen.
A solenidade foi prestigiada pela presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; o secretário-geral da seccional, Rodrigo Sánchez Rios; o diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) Fernando Estevão Deneka; a presidente da subseção de Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert; o presidente da subseção de Wenceslau Braz, Paulo Madeira; o presidente da subseção de Ibaiti, Geiel Ferreira; a ex-presidente da OAB Castro Selma Aparecida Rodrigues Garcia (gestões 2004/206, 2007/2009, 2010/2012); o presidente da gestão 2013/2015 da subseção de Castro, José Nerci Miranda dos Santos; e o ex-presidente da OAB Castro, gestão 2001/2003, Lourival Leite de Carvalho Filho; além de conselheiros, advogados e autoridades locais.
João Carlos Lozeski Filho ingressou na diretoria da subseção como secretário-geral adjunto, na gestão 2007/2009. Atuou como vice-presidente nas gestões 2010/2012 e 2013/2015. Foi eleito presidente da OAB Castro para a gestão 2013/2015, e renomeado nas eleições ocorridas em novembro de 2018.
Instalada em 1993, a OAB Castro congrega 315 advogados ativos que militam em 5 cidades: Castro, Doutor Ulysses, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Tibagi.
Confira a íntegra do discurso de posse do presidente João Carlos Lozeski Filho
Advogadas e Advogados, Senhoras e Senhores, nos sentimos honrados com a suas presenças, neste momento tão especial para a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Castro.
Presidente da OAB – Seccional do Paraná, Cássio Lisandro Telles
Secretário-Geral Seccional, Rodrigo Sánchez Rios
Diretor da CAA, Fernando Estevão Deneka
Presidentes da OAB Subseção de Castro,
Selma Aparecida Rodrigues Garcia
José Nerci Miranda dos Santos
Lourival Leite
Presidentes de Subseção,
Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert
Wenceslau Braz, Paulo Madeira
Ibaiti, Geiel Ferreira
Delegado da CAA,
Ponta Gross, Emerson Modesto
Presidente da 10 Turma do TED – OAB/PR
Roberto Ribas Tavarnaro
Conselheiros Estaduais
Luis Fernando Matias (Ex)
Pedro Pavoni Neto
Maria Antonieta Pailo Ferraz
Consuelo Guasque
Autoridades já nominadas
Advogadas e advogados, grandes amigos que aqui nos prestigiam, nossos familiares
Senhoras e Senhores,
Chegou o dia!
O dia em que tomamos posse na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Castro, juntamente com os novos Diretores,
Wagner Sandrini Canesso
Adão Monteiro Filho
Camila Brandalise Romel
Giovane Cristina Raffo Deen
Conselheiros e conselheiras que tomam posse nesse dia.
Delegada da CAA, Taline Bonin Ramilo Ferraz
Sempre existe um amanhecer, onde Deus renova nossas forças para prosseguir.
Para trabalhar cada vez mais para a valorização da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, de pugnar cada vez mais pela dignidade, independência e sobretudo das prerrogativas e valorização da Advocacia.
E diariamente renovarmos nossas forças para os embates diários que enfrentamos, quando um Advogado é desrespeitado no exercício da Advocacia, quando os honorários são aviltados, quando os princípios e finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil não são observados.
Mesmo assim, precisamos contemplar as coisas boas.
Precisamos contemplar o belo, como diz Augusto Cury, precisamos fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos.
Muito fizemos na Gestão que findou e mais ainda faremos nesta que se inicia.
Necessário um agradecimento especial aos Diretores da Gestão 2016/2018, Patricia Petter, Wagner Sandrini Canesso, Camila Brandalise Romel e Bianca Regina Rodrigues da Silva.
Selma Aparecida Rodrigues Garcia, Conselheira.
Gabriela Polewka, CAA.
As nossas Colaboradoras Thayna, Taisa, Thayna, Viviane e Layse que não mediram esforços no desempenho de suas funções laborais.
Em 2016 ressaltamos a importância das pequenas coisas que estaríamos fazendo, que fosse um espetáculo não apenas aos advogados, mas a sociedade. Que as pequenas coisas se tornem grandes, se tornem perenes.
Cabe aqui meu agradecimento à diretoria da seccional na gestão 2016/2018.
Dentre elas cabe agradecer também ao presidente José Augusto Araújo de Noronha, presidente da CAA, Artur Piancastelli e sua diretoria, o diretor da CAA Fernando Estevão Deneka, a nossa então Conselheira Estadual Selma, que não mediram esforços para a construção do Espaço de Convivência da Subseção de Castro, o que demonstra a valorização e reconhecimento com os advogados de Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Jaguariaíva.
O Presidente Cássio nos conclamou em sua campanha para trabalharmos de forma incansável para que tenhamos mais dignidade e mais respeito a advocacia. Ressalta ainda que a “OAB tem de ir aonde o advogado está. Nossa classe deseja, antes de mais nada, uma OAB identificada com as dificuldades do cotidiano da advocacia. ”
E assim o faremos, presidente!
Citando novamente Cury, os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.
A OAB está na direção certa.
A OAB como protagonista no cenário nacional é uma das instituições mais confiáveis segundo pesquisa do DataFolha, onde, entre 14 instituições ficamos atrás apenas das Forças Armadas.
O nosso então Presidente Nacional Marcus Vinicius Furtado Coelho ressaltou que: “A atuação da OAB, em mais de oito décadas, sempre foi pautada pelo aprimoramento de nossas instituições democráticas e pela defesa do Estado de Direito. A diretoria da atual gestão, como voz constitucional do cidadão, não agiu em nome de partidos políticos ou agentes governamentais, mas somente baseados no melhor para o país”.
É mister que a advocacia se mantenha unida em torno de objetivos compartilhados, sempre em busca do encontro ao invés do confronto, e atuando de forma coesa na proteção do interesse público.
Aos dirigentes de Ordem aqui presentes trago um ensinamento do nosso Presidente Claudio Lamachia:
“Servir à Instituição significa, portanto, assumir a nobilitante função de trabalhar pelo aprimoramento da nossa democracia. A tarefa é desafiadora, por certo, exigindo bravura, resiliência e abnegação; mas é também intensamente gratificante, porquanto representa a oportunidade de contribuir para a conformação de um País mais justo, mais ético e mais igualitário.”
É gratificante a todo Advogado ser um dirigente de ordem, de contribuir com a advocacia, de lutar pelos nossos direitos.
A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante, diz Paulo Coelho
E o tempo?
Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam para trás, para as nossas memórias.
Memórias que nos trazem as lembranças dos grandes Amigos que nos deixaram, Noeli Martins de Oliveira, Hamilton Jorge Cunha, e tantos outros que aqui estiveram, desde o início da Subseção de Castro em seus 25 Anos de fundação, que se deu em 18/03/1994.
E nós que aqui estamos e continuaremos esse trabalho, esse ideal, esse desejo, essa luta incessante que é a OAB.
Outras nos levam para frente, a que chamamos de sonhos.
Sonhos como diz o poeta, não podem ser sonhados sozinhos.
Por isso, juntos com a nossa Diretoria e Conselho, sonhamos com uma OAB melhor para os Advogados e para a Sociedade, e agora com mais Respeito e Dignidade para a Advocacia.
Porém, com a certeza de que o que faremos, daremos o nosso melhor para a Advocacia Paranaense e sobretudo para os Advogados de Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Tibagi.
Agradecer a Família!
Um autor desconhecido certa vez nos disse:
“Não é preciso mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdades aos surdos. Basta não mentir para quem te escuta e nem decepcionar os olhos de quem te vê. ”
Muito obrigado!