Diretoria da OAB Paranaguá é reconduzida para novo triênio

A OAB Paranaguá teve noite festiva nesta quarta-feira (13/3). O presidente Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, eleito em novembro, foi reconduzido ao cargo para o triênio 2019-2021. A diretoria é composta ainda pelo vice-presidente José Antonio Schuller da Cruz, pelo secretário-geral Jeferson Honorato Moro, pela secretária-geral adjunta Nataly Noronha de Lima Rosa e pela tesoureira Claudia Maria de Almeida Cosmo Wassão.

A solenidade de posse, conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, também foi prestigiada pelo secretário-geral da seccional, Rodrigo Sanchez Rios, pelo tesoureiro Henrique Gaede e diretor de prerrogativas Alexandre Salomão, além de conselheiros e advogados da região.

A subseção de Paranaguá congrega 810 advogados ativos que atuam em 7 cidades: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Homenagem

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem à funcionária Edileine Paula Miranda dos Santos, que há 25 anos presta serviços à OAB Paranaguá. “Edileine é uma referência para os mais de 800 advogados inscritos na OAB Paranaguá. É merecido este reconhecimento”, destacou o presidente da subseção, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho.

Foi homenageada também, a advogada Cláudia Christina Castellain, que atuou como secretária-geral na OAB Paranaguá nas gestões 2013/2015 e 2016/2018, e deixa a subseção depois de 12 anos de trabalho.

Confira o discurso do presidente, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho

“Boa noite,

Três anos se passaram desde 1° de março de 2016, data em que assumi o primeiro mandato como presidente da subseção de Paranaguá da OAB Paraná.

Confesso que sentado redigindo estas palavras uma frase que sempre ouvi em casa me veio à cabeça,

“O tempo é inexorável”

E o é.

Meu pai o também advogado Nazareno Antonio Vilarinho Pioli sempre que podia nos lembrava disso e hoje tenho a convicção de que seus alertas faziam todo o sentido.

Aquele jovem advogado, tímido, que em 2003 foi aprovado em seu primeiro exame de ordem, relutante retornou a sua terra natal para tentar fazer frente as suas expectativas.

Hoje, não tão jovem, mas ainda tímido, aquele advogado de 2003 se tornou pai, amigo, em algumas situações conselheiro, mas sempre mantendo uma característica que trago comigo durante toda a minha vida, sendo um bom ouvinte.

Discreto e ouvindo os colegas, minha diretoria e meu conselho, naturalmente a gestão foi tomando corpo e o compromisso assumido no discurso de posse 2016 em que toda a demanda submetida à OAB seria apreciada, passou a ser colocado em prática.

Para tanto, seria necessário, seguindo os ensinamentos dos nossos conselheiros estaduais Dora Maria das Neves Schuller e Paulo Charbub Farah, a plena integração de ideias com a gestão da seccional, então presidida pelo hoje aniversariante advogado José Augusto Araújo de Noronha.

E assim ocorreu, tive o prazer de ser integrado em um grupo de 48 presidentes que posso dizer com orgulho, são advogados abnegados em prol da causa da advocacia e tiveram, como eu, todo o apoio da seccional em suas gestões.

Inúmeras foram as inaugurações de sedes pelo estado do Paraná, espaços de convivência, escritórios compartilhados, salas da OAB, tudo com o objetivo principal: dar dignidade ao advogado e advogada no exercício de sua profissão

E em nossa subseção não foi diferente, a reforma da sede para permitir a instalação do escritório compartilhado foi o ponta pé inicial, proporcionada com a interveniência do nosso guerreiro Airton Molina, vice-presidente da gestão anterior.

Paredes levantadas, a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), na pessoa de seu então presidente, advogado Artur Humerto Piancasteli foi determinante para que ombreados conseguíssemos implementar e estruturar o escritório compartilhado no layout de hoje que vem sendo utilizado diariamente pelos colegas da subseção. O que demonstra o sucesso do projeto.

A estruturação da sala da OAB em Pontal do Paraná, a implantação em tempo recorde da sala da OAB em Guaratuba também merecem ser destacadas como marcas dessa gestão.

Os quase 100 cursos e palestras fornecidos durante a gestão também demonstram a constante preocupação com o aprimoramento profissional dos advogados da subseção.

E é certo que nos próximos 3 anos muitas outras conquistas serão trazidas para nossa subseção, como a reestruturação da sala da OAB em matinhos e quem sabe a instalação do nosso Espaço de Convivência, sempre com o total apoio da diretoria da OAB Paraná, na pessoa do presidente Cássio Lisandro Telles.

No campo da defesa das prerrogativas profissionais, de forma austera e cordial, mantivemos uma firme atuação sempre primando pelo cumprimento do estatuto da advocacia. Os colegas que necessitaram da intervenção da OAB sabem do que estou dizendo, pois foram inúmeros os atendimentos pontuais para solução de problemas enfrentados. Alguns destes problemas mais simples, outros mais complexos, mas o objetivo foi o mesmo em todas as oportunidades, preservar o respeito as prerrogativas profissionais.

Em relação a integração OAB e sociedade, nossa subseção tem cadeira em inúmeros conselhos municipais e vem, dentro de suas possibilidades contribuindo para o bem social.

Contudo, não posso deixar de mencionar no campo social o compromisso da subseção que, em conjunto com o poder judiciário local, na pessoa dos juízes Guilherme Nietto e Pamela Dallegrave, e do Ministério Público, na pessoa do promotor de Justiça Bruno Monteiro de Castro Brandão, já realizou mais de 400 atendimentos aos carentes que ficaram sem assistência judiciária após a defensoria deixar Paranaguá. E isso é possível com comprometimento dos advogados e advogadas que integram nossa subseção, a vocês o nosso muito obrigado por dispensarem seu tempo e trabalho para tal causa tão digna.

Agradeço imensamente aos colegas que pelas inúmeras razões deixam nosso conselho, mas sempre trabalharam com afinco e dedicação no cumprimento de seus deveres nas análises sempre imparciais nos processos disciplinares. Aos drs. Luiz Leandro Gaspar Dias, Admilson Petroski, Rhenne Hamud Hamud, Gabriel Guimarães Vale, Alessandro Pires Stanicia, Fernanda Greca Martins e Luciana de Mello Rodrigues, os nossos agradecimentos.

Nesse momento, também não posso deixar de enaltecer nossa secretária dra. Claudia Cristina Castellain que após 13 anos dedicados à OAB por razões pessoais tirará um período sabático, de uma única gestão, para após regressar aos quadros de nossa instituição.

Numa pequena, porém justa, quebra de protocolo.

Convido nossa tesoureira, dra. Claudia Cosmo, para realizar a entrega de um buquê de flores como forma de gratidão por todo trabalho dispensado à nossa mestre de cerimônias.

Aos empossados na diretoria e no conselho tenham a certeza de que serão 3 anos de muito trabalho em prol da advocacia, porém a sensação de dever cumprido superará os percalços possíveis que enfrentaremos juntos e unidos nesta jornada.

Por fim, agradeço a confiança dos 810 advogados e advogadas de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, que depositaram nessa gestão quase 90% dos votos válidos, fato que demonstra o reconhecimento por tudo o que foi realizado.

Tenham a certeza de que continuaremos trabalhando em prol da advocacia do litoral do estado, pois parafraseando o filósofo Bertrand Russell – o tempo que você gosta de perder não é tempo perdido.

Muito obrigado.”

Nazareno Antonio Vilarinho Pioli