O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, foi um dos homenageados pela Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do estado do Paraná, pela governadora Cida Borghetti na noite de quarta-feira, 19 de dezembro. A solenidade de outorga, realizada numa tenda montada para a ocasião na frente do Palácio Iguaçu. Nela foram celebrados os 165 anos de emancipação política do estado. A cerimônia foi enriquecida por apresentações da Banda da Polícia Militar do Paraná e do Coral Paraná.
A Ordem Estadual do Pinheiro foi criada em 1972 pelo governador Pedro Viriato Parigot de Souza. Por meio dela, o Governo do Estado reconhece as pessoas que se destacam em suas profissões e atuação pública. Assim, contribui para a divulgação e o crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná.
Dentre os 81 homenageados este ano estão advogados, magistrados, médicos, empresários, artistas, escritores, servidores públicos, líderes religiosos, políticos, atletas e profissionais de diversas áreas. Nominados um a um, passaram pelo tapete vermelho até tomarem seus lugares de honra. De lá foram chamados em grupos de 5 para receber a homenagem e os cumprimentos da governadora, que é grã-mestre da Ordem, e do deputado federal Dilceu Sperafico, chanceler da Ordem do Pinheiro.
Exortação
“Convoco-os a continuar a transmitir aos nossos jovens o conhecimento que acumularam, a experiência que é única e, acima de tudo, a ética que vocês preservaram”, afirmou a governadora dirigindo-se aos agraciados.
Coube ao deputado estadual Pedro Lupion Mello fazer o discurso de agradecimento em nome de todos. “É uma honra muito grande receber a maior honraria do Estado, justamente no dia 19 de dezembro. É concedida para poucos e para aqueles que deram contribuição ao Estado”, destacou. Para Lupion Neto, a Ordem do Pinheiro reconhece “aqueles que têm prestado serviço e são exemplo para o país e para mundo”.
Honra compartilhada
“É motivo de emoção e gratidão receber do Governo do Estado sua mais alta honraria em reconhecimento ao nosso trabalho. Tenho orgulho do Paraná, que na minha opinião é o melhor Estado do Brasil. Nós, paranaenses, temos de enaltecer as pessoas e coisas boas daqui. E uma delas é o nosso povo. Essa honraria será sempre uma inspiração para que o norte do meu trabalho seja sempre o bem comum”, afirmou Noronha.
“Sou um paranaense que ama a nossa terra e a nossa gente. Receber essa comenda significa que o trabalho em prol do engrandecimento da advocacia e da sociedade restou reconhecido. Divido a honraria com todos os diretores da OAB Paraná. Afinal, sem eles nada poderia ter sido realizado e construído”, completou.
O conselheiro federal da OAB Flávio Pansieri, professor e pós-doutor em Direito empossado em novembro como diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também recebeu a homenagem, concedida ainda a mais 16 personalidades do universo jurídico (veja quadro abaixo).
Mais homenageados no mundo jurídico
Cláudia Silvano, diretora-geral do Procon Paraná
Marcos Vitório Stamm, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional
Nelson Willians Fratoni Rodrigues, CEO da rede de escritórios que leva seu nome
Claudio Ferdinandi, advogado e fundador da Unicesumar
Luiz Antônio Abbage, fundador da Academia Brasileira de Direito Desportivo
Alexandre Baldy de Sant´anna Braga, ministro da Cidades
João Pedro Gebran Neto, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Maria Tereza Uille Gomes, conselheira do CNJ
Desembargador Mário Luiz Ramidoff, do TJ-PR
Desembargador do Ruy Muggiati, do TJ-PR
Desembargadora Lenice Bodstein, do TJ-PR
Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, do TRT-9
Saint-Clair Honorato Santos, procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná
Maurício Leite Valeixo, superintendente da Polícia Federal no Paraná
Raffaele Feste, advogado e cônsul geral da Itália no Brasil