A Escola Superior de Advocacia (ESA) promove nesta segunda (3) e terça-feira (4) o IV Congresso de Processo Civil. Com coordenação científica de Eduardo Talamini, Graciela Marins e Rogéria Dotti, o evento foi aberto pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. A programação do primeiro dia trouxe palestras sobre tutela provisória e julgamento (e negativa de julgamento) parcial do mérito e saneamento do processo.
“Este talvez seja o último grande evento da nossa gestão. Ao longo destes três anos, a ESA fez 840 eventos, mais de um por dia útil. Graciela Marins foi incansável, continuou o belíssimo trabalho executado por Rogéria Dotti, orgulhando a OAB e transformando a ESA na melhor escola do Brasil”, destacou Noronha, ao abrir o encontro. “Agradeço de público estes três anos de convívio e trabalho”, acrescentou.
A coordenadora da ESA atribuiu à advocacia paranaense o sucesso dos cursos. “Sem a participação de vocês, não teríamos a relevância que temos”, afirmou Graciela. “Quero agradecer também o presidente Noronha, em nome de quem agradeço toda a diretoria. Esse empenho no exercício da presidência merece o nosso reconhecimento. Foi uma grande honra ser a coordenadora da ESA. E fica também meu agradecimento aos amigos Rogéria Dotti e Eduardo Talamini. Tenho certeza de que todos sairão daqui enriquecidos, assim como eu”, afirmou.
Também em tom de agradecimento, o jurista Eduardo Talamini relembrou a magnitude do congresso, que teve uma das edições realizada no Teatro Guaíra. “Este é o 4º evento que a OAB e a ESA promovem – o primeiro na gestão de Juliano Breda, e os outros três na gestão de Noronha, que encampou esta ideia”, frisou. “Deixo um especial agradecimento à ESA. Não à toa, Curitiba foi classificada como um fórum nacional de debates sobre o Processo Civil”, disse.
Ao saudar os presentes, Rogéria Dotti enalteceu a participação de Talamini, um dos principais idealizadores do formato do evento. “Todas as edições foram realizadas com sucesso graças à sua genialidade e competência. Agradeço também a advogada Graciela Marins e o presidente Noronha, que abraçou a ESA e incentivou nosso trabalho”, frisou Rogéria, pontuando que o contrato da 3ª edição da obra “CPC Comentado” está assinado e a nova edição deve ser lançada em breve.
A programação do evento retoma amanhã às 8h30, com palestras sobre provas, sentença e coisa julgada, execução, cumprimento de sentença e recursos. Os temas serão abordados pelor professores Sandro Marcelo Kozikoski, Sandro Gilbert Martins, Guilherme Freire de Melo Barros, William Soares Pugliese, Adriano Camargo Gomes, Guilherme Augusto Bittencourt Corrêa, Gustavo Osna, Luiz Fernando Pereira, Rafael Lippmann e Vicente de Paula Ataíde Junior.
Dia 03 de dezembro de 2018
17h30 às 19h30
1º Painel
TEMA: TUTELA PROVISÓRIA
Coordenador da Mesa: Sergio Cruz Arenhart
Alessandra Back
Eduardo Augusto Salomão Cambi
Guilherme Freire de Barros Teixeira
Luiz Fernando Casagrande Pereira
19h30 às 21h30
2º Painel
TEMA: JULGAMENTO ( E NEGATIVA DE JULGAMENTO ) PARCIAL DO MÉRITO E SANEAMENTO DO PROCESSO
Coordenador da Mesa: Luiz Rodrigues Wambier
Karlo Messa Vettorazzi
Rafael Knorr Lippmann
Rogéria Dotti
Vicente de Paula Ataíde Júnior
Dia 04 de dezembro de 2018
Manhã
08h30 às 10h30
1º Painel
TEMA: PROVAS
Coordenador da Mesa: Eduardo Talamini
Adriano Camargo Gomes
Guilherme Augusto Bittencourt Corrêa
Gustavo Osna
Paulo Osternack Amaral
10h30 às 12h30
2º Painel
TEMA: SENTENÇA E COISA JULGADA
Coordenador da Mesa: Ricardo Alexandre da Silva
Guilherme Freire de Melo Barros
Jordão Violin
Rodrigo Ramina de Lucca
Thais Amoroso Paschoal Lunardi
Noite
17h30 às 19h30
1º Painel
TEMA: EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Coordenador da Mesa: Sandro Gilbert Martins
André Luiz Baüml Tesser
Cristina Bichels Leitão
Isadora Minotto Gomes Schwertner
Stela Marlene Schwerz
19h30 às 21h30
2º Painel
TEMA: RECURSOS
Coordenador da Mesa: Sandro Marcelo Kozikoski
Felipe Scripes Wladeck
Graciela I. Marins
Liliane Maria Busato Batista
William Soares Pugliese
Coordenação Científica: Eduardo Talamini, Graciela Marins e Rogéria Dotti