No dia 10 de novembro foi realizado, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, o evento “Jardins de Mel: Curso Guardiões das Abelhas sem Ferrão”. O evento reuniu advogados da Comissão de Direito Ambiental da OAB, ambientalistas, pesquisadores e curiosos pelo tema, que foi sobre a importância da proteção das abelhas sem ferrão para preservação da natureza.
O curso abordou aspectos gerais da proteção ambiental, da proteção das abelhas e de algumas das espécies mais conhecidas. Quem ministrou o curso foi Felipe Thiago de Jesus, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha como consultor ambiental e gestor público junto à Prefeitura de Curitiba e é o idealizador de todo o projeto.
A Secretaria de Meio Ambiente está localizada em local estratégico e possui diversas espécies de plantas nativas, além de construções que mostram como é possível um desenvolvimento sustentável.
O local também faz parte do projeto Jardins de Mel, que instala caixas de abelhas em locais estratégicos em Curitiba, contribuindo para a conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente. Outros locais que fazem parte do projeto e onde é possível ver de perto as abelhas são o Parque Barigui, Jardim Botânico (Jardins das Sensações), Casa de Acantonamento no Zoológico de Curitiba, Bosque Reinaldo Maack e Museu de História Natural.
Para o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, Alaim Stefanello, o curso foi muito importante pois além de trazer aos participantes conhecimentos da biologia e áreas afins, auxilia também a criar uma consciência ambiental mais plena.